Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2017

GIRO ESPORTIVO

Sem mata-mata! CBF cogita mudança na fórmula de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro

O debate em torno da mudança da fórmula de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro voltou à tona. Agora, quem está disposto a puxar essa discussão, além dos clubes, é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já admite mudar o formato da competição. A proposta dos clubes nordestinos - que precisa ser aprovada por maioria simples entre os 20 participantes da competição - é que a segunda-fase do torneio seja disputada com grupos, sem mata-mata, como ocorre atualmente. 

A informação foi trazida em primeira mão pelo jornalista Wellington Campos, da Rádio Itatiaia, após conversa com o gerente de competições da CBF, Manoel Flores. Em contato com o Portal Esportes O POVO, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, afirmou que as negociações para a tentativa de mudança na fórmula de disputa já começaram e que o bloco de times nordestinos está em busca de apoio de pelo menos uma equipe do eixo sul/sudeste do campeonato.
  
"A Série C é a eterna luta do futebol do Norte/Nordeste contra o do Sul/Sudeste. Nós querendo mudanças e eles querendo a manutenção. Eles têm a maioria, pois o Cuiabá fecha com eles, embora estejam no grupo Norte/Nordeste. Ficando 11x9 o placar da votação. Esse ano vamos novamente brigar discutir tentar demover alguém do Sul/Sudeste", revelou Carmélio. Ano passado, o Cuiabá foi o "fiel da balança" e votou pela manutenção do atual formato. 

O presidente da FCF deixou claro ainda a posição de 'neutralidade' da CBF em relação à preferência por um formato ou outro. "A CBF não tem posição sobre o assunto, apenas pede p não aumentar exageradamente o número de datas (jogos) pois assim aumento o custo (passagens e hospedagens) que ela banca", explicou. 
 
Representante cearense na competição, o Fortaleza é um dos líderes do bloco que tenta a mudança no formato da competição, defendendo o fim do mata-mata (fase onde o time já foi por quatro oportunidades, 2012, 2014, 2015 e 2016). De acordo com o claendário da CBF, a Série C 2017 está prevista para começar dia 7 de maio. 

Fonte: O Povo - Bruno Balacó

Nenhum comentário:

Postar um comentário