Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PELO BRASIL

No Brasil, apenas 8% da população têm plenas condições de compreender e se expressar


analfabeto
Foi isso mesmo que você leu no título: apenas 8% (ou oito a cada grupo de cem pessoas) da população em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números.
Eles estão no nível “proficiente”, o mais avançado de alfabetismo funcional em um índice chamado Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional).
Um indivíduo “proficiente” é capaz de compreender e elaborar textos de diferentes tipos, como mensagem (um e-mail), descrição (como um verbete da Wikipedia) ou argumentação (como os editoriais de jornal ou artigos de opinião), além de conseguir opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.
Também é apto a interpretar tabelas e gráficos como a evolução da taxa de desocupação (veja que tipo de gráfico é nesta notícia) e compreende, por exemplo, que tendências aponta ou que projeções podem ser feitas a partir desses dados.
Outra competência que o “proficiente” tem é resolver situações (de diferentes tipos) sendo capaz de desenvolver planejamento, controle e elaboração.
Numa situação ideal, os estudantes que completam o ensino médio deveriam alcançar esse nível — no Brasil, o ensino médio completo corresponde a 12 anos de escolaridade.
A situação tem importância para a economia e geração de empregos.
Para a professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Lúcia Guedes-Pinto, essa defasagem reflete as desigualdades socioeconômicas históricas no país e aponta para a necessidade de mais investimento na educação básica e pública.
“Ainda não atingimos [bons] níveis de alfabetismo”, diz a docente do departamento de ensino e práticas culturais da Faculdade de Educação. “[Os proficientes] ainda é um grupo muito pequeno, de elite”, completa Guedes-Pinto.
Há cinco níveis de alfabetismo funcional, segundo o relatório “Alfabetismo e o Mundo do Trabalho”: analfabeto (4%), rudimentar (23%), elementar (42%), intermediário (23%) e proficiente (8%). O grupo de analfabeto mais o de rudimentar são considerados analfabetos funcionais.
O estudo foi conduzido pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa. No conjunto, foram entrevistadas 2002 pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.
Fonte: UOL

PELO MUNDO

Síria: 40 mortos em combate entre tropas do governo e o Estado Islâmico


size_810_16_9_cercos-na-siria
Quarenta pessoas morreram no domingo (28) durante bombardeios e confrontos entre as forças leais ao regime sírio e o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no sudeste da província de Aleppo, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (Osdh). Do total de mortos, 26 eram do Estado Islâmico, enquanto 14 pertenciam às forças do governo. Os combates foram nas imediações da localidade de Janaser.
A Osdh assinalou que as tropas do regime sírio avançaram nesta zona e retomaram o controle da estrada que une Janaser e Azariya, na província vizinha de Hama. Esta ligação é estratégica na medida em que por ela passa a única linha de abastecimento que une as duas áreas nas mãos das autoridades em Aleppo com partes do centro e oeste do país. Os combates foram acompanhados por bombardeios da aviação síria contra posições dos ‘jihadistas’ e também tiveram como alvo outras áreas do leste e nordeste de Aleppo.
No último dia 24, após uma ofensiva, o EI tomou o controle da estratégica localidade de Janaser, que foi recuperada dois dias depois pelos efetivos do regime sírio, que mantêm confrontos com os ‘jihadistas’ nesta zona. A trégua, em vigor desde sábado (27), não abrange os combates contra o grupo extremista Estado Islâmico e o ramo sírio da Al-Qaeda, a Frente al-Nosra, que controlam cerca de metade do território. A guerra na Síria, que dura cinco anos, já fez mais de 270 mil mortos e mais de quatro milhões de refugiados.
Fonte: Agência Brasil

TÓPICO ARTES CÊNICAS

Centerplex Cinemas inaugura salas de projeção em 3D no North Shopping Maracanaú

O Centerplex Cinemas do North Shopping Maracanaú reabre, no próximo dia 02 de março, com coquetel para convidados, seu mais novo complexo de salas de projeção. O espaço agora passa a oferecer quatro salas com moderna estrutura de som e imagem de alta qualidade. Na ocasião será exibida a pré-estreia do filme de animação Kung Fu Panda 3.
Centerplex _North Shopping Maracanaú (1)
O complexo inaugura mais duas novas salas, ambas com tecnologia 3D, para oferecer uma nova experiência de imersão no cinema e extensa variedade de filmes para diversos tipos de audiência. A unidade conta, ainda, com filas integradas para compra de ingresso e pipoca, terminais de autoatendimento e assentos numerados, tudo para oferecer praticidade e comodidade ao público frequentador.
Para os clientes que efetuarem suas compras pela internet ou nos terminais de autoatendimento, está disponível um caixa de acesso à bomboniere. “O projeto, exclusivo para o complexo de Maracanaú, foi elaborado visando bem-estar e conforto do público para os momentos antes e depois das sessões”, diz Marcio Eli, CEO da rede Centerplex.
A reestruturação faz parte do conjunto de obras que marca a expansão do Centerplex em 2016, incluindo identidade visual alinhada à modernização da marca e espaço de convivência completamente reformado. A rede, que segue em crescimento, pretende inaugurar novos espaços em outras cidades brasileiras. “Hoje somos 100% digitalizados, o que nos permite trabalhar sempre com a exibição dos melhores lançamentos”, comemora Eli.
O Centerplex faz parte da história do cinema no Brasil há 35 anos, com 16 complexos em todo o Brasil e mais de 56 salas distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Pernambuco.
Para mais informações sobre lançamentos e promoções, acesse www.centerplex.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

TÓPICO POLÍTICO

Vereadores denunciam “paralisia” na Câmara Municipal de Fortaleza

Os vereadores de Fortaleza afirmam que seus projetos têm encontrado dificuldade para tramitar na Câmara Municipal. Eles também reclamam que, desde que o ano legislativo foi iniciado, não houve quórum suficiente para que fosse feita a votação de projetos. Para esses parlamentares, só há celeridade para se votar proposições de autoria do Poder Executivo. O presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT), porém, convocou uma reunião para discutir as cobranças, que já haviam sido pauta de encontro anterior.
O Colégio de Líderes tinha definido que os requerimentos solicitem a realização de audiências públicas, pedido de informações e/ou convite de autoridades devem ser discutidos nas comissões técnicas pertinentes. Em tese, a ideia era alinhar o trabalho das comissões aos demais temas Legislativos, o que proporcionaria maior visibilidade aos trabalhos dos colegiados.
O vereador João Alfredo (Psol) disse que, até concorda com o envio dos requerimentos para análise das comissões temáticas, entretanto, o transtorno é a falta deliberações nos colegiados em face da ausência de reuniões semanais. “O problema é que as comissões se transformaram em cemitério de requerimento. Não há reunião. Desde o retorno dos trabalhos, tem comissão que não se reuniu”, frisou. Ele, inclusive, sugeriu que cada presidente de comissão elaborasse um relatório para ser apresentado a Mesa Diretora. “Estamos reclamando dessa questão há tempo”, disse, acrescentando “como um impedimento para que ocorram audiências públicas que debatem as necessidades da cidade”.
O vereador vinha cobrando um posicionamento da Comissão de Educação da Casa sobre a deliberação do requerimento que solicitava a realização de uma audiência pública para debater a verba indenizatória do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Após constantes cobranças, segundo informou o parlamentar, na última sexta-feira, a comissão deliberou pela aprovação da matéria. Audiência pública, por sua vez, deve acontecer esta semana.
Reunião
Acatando a solicitação dos parlamentares, Salmito Filho (PDT) informou que amanhã, a partir das 14 horas, haverá uma reunião com o Colégio de Líderes. Na pauta, será revisto o projeto de resolução que determina que os requerimentos que solicitarem a realização de audiências públicas, pedido de informações e/ou convite de autoridades, sejam discutida novamente. Outra questão, segundo ele, será a disponibilização por meio do site, do calendário e dos horários das reuniões das comissões, assim como a frequência dos vereadores nas reuniões. “Esse debate gera esse avanço, de mais transparência pra que a população e a imprensa possa acompanhar até mais, os trabalhos dessa Casa”, disse.
Fonte: O Estado

TÓPICO ECONÔMICO

Assessoria, site e agências do BB se contradizem sobre custo de cartões


1763077825-dinheiro-cartao
Uma sequência de confusões dificulta que o consumidor saiba o valor real cobrado pelo Banco do Brasil nas operações com o cartão de débito pré-pago Ourocard Recarregável.
Assessoria de imprensa, site e duas agências do Banco do Brasil informaram custos diferentes para quem tem o cartão.
O UOL procurou as agências do BB por causa de uma reportagem sobre os custos desses cartões. Uma pesquisa da associação de defesa do consumidor Proteste mostrou que o banco teria as maiores taxas.
O BB negou, mas houve uma série de contradições, deixando dúvidas sobre os valores efetivamente cobrados.
O UOL foi ver na prática o que está sendo feito nas agências e encontrou mais confusão.
Veja o vaivém de desinformação:
1) Proteste diz que BB tem maiores taxas de cartão de débito pré-pago
2) Assessoria do Banco do Brasil nega a informação
3) Site do banco confirma as taxas e mostra que a Proteste está certa
4) Banco do Brasil diz que o site está errado e vai consertar
5) Duas agências do banco dão informações contraditórias
6) Uma das agências usa dados do site, que segundo o banco, estariam errados
7) Assessoria diz que informações das agências estão erradas
Diferença de 448%, diz pesquisa
O levantamento da Proteste compara os custos com taxa de adesão, mensalidade, taxa para saques e para recargas de nove cartões pré-pagos disponíveis no país.
Segundo a Proteste, a diferença entre os custos do cartão mais barato, o ContaSuper, e o mais caro, o Ourocard Recarregável, do BB,  chega a 448%.
Numa simulação em que o consumidor faz três recargas por mês com o cartão pré-pago, o valor cobrado em um ano pelo ContaSuper ficaria em R$ 58,80. No Ourocard, sairia por R$ 322, segundo a Proteste.
BB contestou as informações
O Banco do Brasil contestou as informações, dizendo que o custo anual do Ourocard Recarregável, se o consumidor fizer três recargas por mês, é de R$ 70, e não R$ 322.
“Diferente do exposto na avaliação da Proteste, o Banco do Brasil ressalta que não cobra taxa de recarga para o cartão pré-pago e a taxa de saque somente é cobrada a partir do terceiro saque realizado pelo cliente no mês.”
Consultada pelo UOL, a Proteste manteve as informações e afirmou que o estudo foi feito com base nos valores das tarifas divulgados aos consumidores pelo próprio Banco do Brasil. Disse, ainda, que enviou os dados para o BB no início de dezembro e não obteve resposta.
Site dizia outra coisa
A diferença nos cálculos do banco e da entidade se refere à cobrança pela recarga do cartão. O BB afirma que não cobra taxa de recarga. No site do banco, porém, a tabela de custos do Ourocard Recarregável mostrava cobrança de R$ 7 por recarga feita no guichê do banco.
O BB disse que, “apesar de constar na tabela de tarifas, o serviço de recarga de cartão pré-pago pelo guichê de caixa nunca foi oferecido pelo Banco do Brasil”.
Segundo a empresa, para recarregar os cartões, os clientes precisam utilizar uma das opções de autoatendimento (internet, terminal de autoatendimento, mobile), todas gratuitas. O BB disse que, na próxima atualização da tabela, a informação sobre a cobrança pela recarga será corrigida no site.
Agências se contradizem
A reportagem do UOL resolveu procurar duas agências do banco, sem se identificar, para saber quais são os custos reais do cartão pré-pago. Uma delas informou que a recarga é cobrada em qualquer situação. A outra disse que a cobrança só é feita se a recarga for realizada no guichê.
Em uma delas, na avenida Faria Lima, em São Paulo, o funcionário do banco afirmou que os custos são:
Taxa de emissão do cartão: R$ 10
Taxa de recarga: R$ 5
Taxa de manutenção mensal: não há
Com isso, um cliente que fizesse três recargas por mês teria o custo anual de R$ 190 (no primeiro ano).
Em outra agência da capital paulista, na rua dos Pinheiros, o atendente informou os seguintes custos:
Taxa de emissão: R$ 10
Taxa de recarga no guichê: R$ 7
Taxa de manutenção mensal: R$ 5
Taxa de recarga no autoatendimento: não há
Assim, se o cliente fizer três recargas no guichê, terá, anualmente, o custo informado pela Proteste, de R$ 322. O atendente da agência usou os mesmos dados do site, reproduzidos pela pesquisa da Proteste e que, segundo a assessoria do BB, estariam errados.
Vale ressaltar que o funcionário da agência informou a disponibilidade de se recarregar o cartão no guichê, diferentemente do divulgado pela assessoria do BB. A assessoria disse que as únicas opções de recarga eram pela internet, pelo terminal de autoatendimento e pelo celular.
BB diz que agências erraram
Procurada novamente pelo UOL, a assessoria do banco disse que as agências deram informações erradas e reafirmou que não cobra taxa de recarga e que a recarga não é feita nos guichês.
“O Banco do Brasil desautoriza qualquer informação diferente que tenha sido repassada por algum de seus funcionários. O serviço de recarga dos cartões em guichês de caixa, apesar de constar na tabela de tarifas, não é oferecido aos clientes, que já possuem alternativas mais convenientes e vantajosas para realizar as recargas.”
O banco também disse que vai “reforçar a divulgação de informações sobre o produto [o cartão Ourocard Recarregável] em suas agências”.
Proteste: consumidor é prejudicado
Para a Proteste, autora do levantamento que originou a reportagem, a confusão sobre os custos do cartão pré-pago do Banco do Brasil mostra a dificuldade que o consumidor tem para conseguir informações corretas sobre tarifas.
“Os valores cobrados não podem divergir conforme os canais de divulgação”, diz. Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. “Trata-se do direito à informação correta, clara e transparente, conforme assegura o Código de Defesa do Consumidor. O banco pode ser responsabilizado se o consumidor for prejudicado por um dado incorreto na contratação de um serviço.”
A entidade também afirmou que faz estudos de serviços bancários com base na tabela de tarifas e que ela deve estar sempre atualizada no site e nos diferentes canais usados pelos bancos.
Fonte: UOL

domingo, 28 de fevereiro de 2016

CRISE NO SETOR AUTOMOTIVO

Crise faz a venda de veículos despencar 40% no Ceará em janeiro de 2016

Em janeiro, foram financiados 10.772 veículos no Ceará, número considerado baixo por concessionárias. A saída tem sido o corte de funcionários

As concessionárias buscam novas estratégias para atrair os clientes. (Foto: Reprodução)
As concessionárias buscam novas estratégias para atrair os clientes, como solução. (Foto: Reprodução)
As vendas de veículos estão em baixa no Ceará. Só os financiamentos caíram 40,3% no comparativo de janeiro de 2016 com o mesmo mês de 2015.
O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrav) no Ceará, Fernando Pontes, acredita que a crise econômica, somada a situação política vivida pelo país, provoca indecisão no consumidor.
Para tentar sobreviver em meio a esse cenário de crise nas vendas, os empresários estão sendo forçados a enxugar os custos, muitas vezes através da redução do quadro de funcionários. Outra medida importante, segundo o presidente da Fenabrav Ceará, é a busca por novas estratégias para atrair os clientes.
“Promovendo feirões, promoções, repassando o bônus que as montadoras nos dão. Tudo isso faz com que nós possamos dar uma melhorada, pelo menos não cair tanto, como caiu no Brasil e no Nordeste” conta.
Os números também não são muito animadores. Em janeiro, foram financiados 10.772 veículos no Ceará, entre automóveis leves, pesados e motocicletas.
A quantidade, apesar de colocar o estado no 3º lugar do Nordeste em número de financiamentos, representa uma queda nas vendas de 40,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Cetip, empresa que opera o maior banco de dados sobre financiamentos de veículos do país.
Lucas Leite para a Rádio Tribuna BandNews FM:

Google vai distribuir R$ 10 milhões entre ONGs brasileiras que transformam vidas

Qualquer ONG que use tecnologia para impactar sua comunidade pode participar. Os 4 melhores colocados faturarão R$ 1,5 milhão


Duas das ONGs finalistas serão do Nordeste. (Foto: Reprodução)
Duas das ONGs finalistas serão do Nordeste. (Foto: Reprodução)
O Google está lançando um programa, no Brasil, que deve impactar todo o país. O projeto Desafio de Impacto Social Google Brasil 2016 vai distribuir R$ 10 milhões entre ONGs que usam tecnologia para impactar suas comunidades.
A gerente de relações governamentais do Google, Mariana Macário, ressalta que nesta edição o projeto ampliou a participação para facilitar e aumentar o número de inscritos. “É uma iniciativa para chamar as ONGs a apresentarem projetos de tecnologia, que resolvam problemas sociais de alto impacto em qualquer área que seja”, explica em entrevista à Rádio Tribuna BandNews FM.
A primeira edição do Desafio Brasil aconteceu no ano passado e recebeu projetos, desde uma ONG que desenvolveu uma máquina de gelo solar em uma comunidade no meio do Amazonas até uma outra que criou um aplicativo que atua na prevenção da violência contra a mulher.
Mariana Macário lembra que o Desafio de Impacto Social Google Brasil 2016 vai distribuir R$ 10 milhõesentre ONGs que usam tecnologia para impactar suas comunidades, melhorando assim a vida dos brasileiros. “Os 4 vencedores finais vão receber R$ 1,5 milhão, cada um. E os outros 6 finalistas, deste grupo de 10, vão receber R$ 150 mil“.
A edição deste ano apresenta uma novidade que vai interessar quem mora no Ceará: duas das ONGs finalistas serão do Nordeste, e as inscrições seguem até o próximo dia 21 de março.
Lucas Leite, da Rádio Tribuna BandNews FM:

PELO MUNDO Zika: Costa Rica declara estado de emergência para evitar proliferação do vírus


zika
A Costa Rica declarou nessa quinta-feira (25) o estado de emergência em 31 regiões do país para evitar a proliferação do vírus Zika, depois de, na segunda-feira (22) terem sido confirmados os primeiros dois casos de infeção autóctones.
O Ministério de Saúde e a Comissão Nacional de Emergências (CNE) informaram em comunicado que assinaram um decreto de “estado de emergência pela proliferação do vetor do dengue, chikungunya e zika”.
Segundo explicou à EFE o ministro de Comunicação, Mauricio Herrera, a declaração da emergência tem carater preventivo e busca uma maior flexibilização de recursos e ações para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.
“Queremos destacar que a situação está sob controle, apenas dois casos foram atendidos”, explicou Herrera, dizendo tratar-se de uma medida preventiva.
As 31 regiões – entre 81 no total – são as que têm mais casos de dengue e chikungunya e estão localizadas em sete províncias, com especial enfâse em Guanacaste (Pacífico Norte), onde foram registados os primeiros dois infetados pelo Zika.
Fonte: Agência Brasil

CIÊNCIAS - O Segundo Sol vai chegar? Novo planeta dá fôlego a teorias da conspiração


simulacao-computadorizada-mostra-suposto-novo-planeta-encontrado-por-cientistas-1453312597464_615x300
Nibiru, Hercólubus, Segundo Sol, Nêmesis. Você com certeza já ouviu falar de pelo menos um destes termos astronômicos – nem que seja na música popular. Cássia Eller à parte, as teorias que envolvem tais nomes apresentam diferenças, mas combinam em um ponto: um corpo celeste se aproxima da Terra e causa transformações em nosso planeta. A tese foi bastante divulgada até 2012 (lembra do “fim do mundo”?), mas depois foi deixada de lado. Agora, ganhou novo fôlego com os indícios de um novo planeta em nosso Sistema Solar. Mas do que se trata?
“A Nasa esconde da gente”
Elizabeth Garcia tem 51 anos e trabalha em uma clínica de estética na região da avenida Paulista, em São Paulo. Em parte das horas vagas, se dedica a pesquisar sobre Nibiru (para ela, todos os termos se referem ao mesmo objeto) e divulgar na internet. A página do Facebook da qual é dona (“Nibiru – O Segundo Sol”) começou como um arquivo pessoal para guardar supostas fotos do “Segundo Sol”, mas agora tem quase 13 mil seguidores e quatro administradores.
Nos contatos preliminares com a reportagem, ela deixa logo claro: “não é lenda urbana, é fato”. A certeza dela veio após uma dica da irmã sobre o assunto, observações em Itanhaém (SP) e pesquisas em supostos sites fechados pela Nasa. O argumento de Elizabeth, por sinal, passa pelo mesmo de toda teoria conspiratória e é parecido com os que acreditam na Terra Plana: “a Nasa esconde da gente”, afirma ela ao UOL.
Elizabeth faz parte dos crédulos de que Nibiru (ou Segundo Sol) é uma estrela anã-marrom, um corpo celeste com pouco brilho, que se aproxima da Terra. A aproximação seria a responsável por mudanças climáticas e atividades da natureza, como terremotos. Para ela, é exatamente ele o suposto novo planeta apontado por cientistas.
“Nós achamos que é o planeta Nibiru, mas que eles estão tentando dar uma forma de divulgar para a gente isso”, alega, para depois dizer que o corpo não deve colidir com a Terra, como antes alguns fanáticos apontavam. “Ele não vai colidir, vai fazer sua passagem pelo Sistema Solar e vai afetar todos os planetas. Teremos mais terremotos, vulcões, tsunamis, secas, inversões dos nossos polos. São coisas que já vêm acontecendo”, diz, baseada em sua pesquisa particular na internet.
De fato, a sua página vai além da simples discussão sobre Nibiru e divulga também qualquer dado relacionado a eventos da natureza na Terra. A comunidade é dinâmica: de acordo com Elizabeth, há gente de todas as idades e até quem aparece só para chamá-la de louca, mas também quem participa enviando imagens.
“Loucura total”
Mike Brown, o principal responsável pelo estudo recente que dá fortes indícios de um suposto novo planeta no nosso Sistema Solar, afirmou ao UOL, que a lenda de Nibiru e afins é “loucura total”. Quem vai na mesma linha é o astrônomo brasileiro Renato Las Casas, chefe de astronomia do Icex da UFMG (Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais).
“Este corpo, nessas condições, não existe. Acreditamos que o Sistema Solar atingiu um equilibro pelo menos para os grandes corpos. Um planeta causar uma grande perturbação, como maremotos e afins, não tem a mínima chance. A gente já estaria vendo esse planeta há muito tempo. Na ciência a gente nunca pode dizer que algo é impossível, mas têm algumas coisas que é viajar na maionese”, opina ao UOL, também refutando a tese da Nasa esconder a informação.
“A Nasa esconder uma coisa como um corpo enorme perto da Terra é impossível. Não é só a Nasa que obtém essa informação, existem outras pessoas e instituições mundo afora. Mas poxa, o pessoal da Nasa também é gente, são humanos. Guardar um segredo desse? Impossível”, afirma Las Casas.
O fato de Nibiru, nos moldes defendidos por alguns grupos, ser impossível para Las Casas não quer dizer, contudo, que outro corpo celeste grande não apareça. Para o astrônomo, é possível existir um planeta longínquo, mas não em rota de passagem pela Terra. O astrônomo da UFMG ainda deixa claro que a ciência estuda inúmeras possibilidades de fim do mundo, mas nenhuma envolvendo um corpo como o “Segundo Sol”.
“Fim do mundo é quase certo. Vai ser daqui 4,5 bilhões de anos, quando o Sol virar uma estrela vermelha. Agora, o fim da humanidade, se não se espalhar por outros planetas, vai vir muito antes disso. A ciência cita umas 20 possibilidades para isso, sendo que algumas teriam origem astronômica. Uma delas pode ser a colisão de um grande corpo com nosso planeta. Não um outro planeta, mas talvez um grande asteroide”, conta Las Casas.
Imaginário popular
Os dois astrônomos têm suas opiniões sobre o motivo da astronomia atrair tanto interesse e teorias diferentes, algumas delas conspiratórias. Para Mike Brown, é porque “faz parte da nossa vizinhança”. Já Las Casas acredita que é porque o campo remete a “questões transcendentais” (de onde viemos? Para onde vamos?). Não à toa, alguns dos nomes citados no início do texto fazem parte da cultura popular.
A teoria do “Segundo Sol”, eternizada na voz de Cássia Eller, faz menção ao nosso Sistema Solar ser binário, com o Sol ligado a uma outra estrela. Já Hercólubus está relacionado a um livro do ocultista V. M. Rabolú que prevê um corpo que estaria se aproximando da Terra e que foi o responsável por destruir Atlântida, a cidade perdida, há milhares de anos.
Nêmesis seria um objeto grande que atrairia cometas para a Terra e explicaria destruições em massa do nosso planeta, mas foi praticamente descartado após a sonda Wise, da Nasa, não achar nada do tipo. Nibiru, por sua vez, tem sua origem em supostos escritos dos sumérios traduzidos pelo arqueólogo Zecharia Sitchin que mostrariam uma interação de antigas civilizações com seres humanoides deste planeta, chamados “anunnaki”.
Um dos poucos cientistas que supostamente defendeu a aproximação de um corpo celeste grande causador de transtornos na Terra foi o chileno Carlos Muñoz Ferrada, que diz que seria um “planeta-cometa”, por ter massa planetária e órbita de um cometa. A ciência, por enquanto, não provou nenhuma dessas teorias.
Fonte: UOL

COTIDIANO

Conheça as 15 profissões mais curtidas no Tinder


01105339736854
Já parou para pensar que a sua fama no Tinder pode estar –direta ou indiretamente– vinculada à sua profissão? Pois é! O aplicativo de relacionamento revelou as ocupações mais curtidas pelos usuários norte-americanos.
Os pilotos são os que mais recebem corações entre os homens, enquanto as fisioterapeutas ocupam o primeiro lugar entre as mulheres.
Elas, segundo o app, também curtem bastante empresários (2º), bombeiros (3º), médicos (4º) e personalidades da TV ou rádio (5). A preferência masculina está voltada para designer de interiores (2º), empresárias (3º), relações públicas (4º) e professora (5º).
No Tinder, recentemente eleito o aplicativo de relacionamento favorito de 73% dos estudantes de ensino superior, os universitários também estão na lista das ocupações mais curtidas entre homens (10º lugar) e mulheres (6º lugar).
Homens:
1) Piloto
2) Empresário/ empreendedor
3) Bombeiro
4) Médico
5) Personalidade da TV ou rádio
6) Professor
7) Engenheiro
8) Modelo
9) Paramédico
10) Universitário
11) Advogado
12) Personal trainer
13) Assessor financeiro
14) Policial
15) Militar
Mulheres:
1) Fisioterapeuta
2) Design de interiores
3) Empresária/ empreendedora
4) Relações públicas
5) Professora
6) Universitária
7) Fonoaudióloga
8) Farmacêutica
9) Gerente de redes sociais
10) Modelo
11) Dentista
12) Enfermeira
13) Aeromoça
14) Personal trainer
15) Agente imobiliária
A lista, segundo a empresa, foi compilada com base nas informações sobre trabalho e educação dos perfis dos usuários que tiveram maior índice de curtidas nos últimos três meses.
Vale lembrar que as informações sobre ocupação e educação foram introduzidas no aplicativo em novembro. Ainda que seja opcional exibir estes detalhes, o compartilhamento dos dados aumenta as chances de matches.
Fonte: UOL

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PENSE NISSO

Pastoral do Dízimo
Deus recebe o dízimo que oferecemos a Ele?
Sim, Deus recebe o dízimo através da comunidade. Tudo pertence a Ele. Ele é o dono; nós, os usuários. Ele não precisa de nada para Ele, mas precisa para a Sua comunidade (Igreja). Todo dízimo oferecido à comunidade é dízimo oferecido a Deus. O dízimo é uma parcela de nossos ganhos que doamos voluntariamente e de acordo com nossa vontade e nossa capacidade de doação, em agradecimento pelos dons que Deus coloca em nossas vidas. Deus vai receber este dízimo através das obras que os responsáveis pelas paróquias vão fazer utilizando os recursos recebidos.
Caríssimos, não adianta só rezar para que a Igreja faça seu trabalho e torne a vida das pessoas mais feliz e agradável aos olhos de Deus, é preciso a nossa participação direta e voluntária. A manutenção da Igreja, a conta de luz, água, a alimentação do padre, transporte, sua moradia, suas roupas e necessidades pessoais e outras despesas como limpeza ou reformas da igreja para manter em bom estado a casa onde vamos louvar a Deus dependem única e exclusivamente de nossa bondade... Pense nisso!!!

1. Dízimo na igreja também é questão de coragem e de perseverança.
2. Dízimo é vida nova, espiritual e financeira, na igreja.
3. Dízimo é partilha do coração, do trabalho, dos ideais e dos bens.
4. Dízimo não é taxa nem mensalidade, não é imposição nem obrigação. É ato de amor a Deus e ao próximo.
5. Dízimo, partilha de alegrias e sofrimentos: fortalece a solidariedade, celebra a vida.

MEDITANDO O EVANGELHO DIA 27/02/2016

Evangelho - Lc 15,1-3.11-32

Este teu irmão estava morto e tornou a viver.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 15,1-3.11-32
Naquele tempo:1Os publicanos e pecadoresaproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus.'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.'3Então Jesus contou-lhes esta parábola:11'Um homem tinha dois filhos.12O filho mais novo disse ao pai:'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'.E o pai dividiu os bens entre eles.13Poucos dias depois, o filho mais novojuntou o que era seue partiu para um lugar distante.E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.14Quando tinha gasto tudo o que possuía,houve uma grande fome naquela região,e ele começou a passar necessidade.15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar,que o mandou para seu campo cuidar dos porcos.16O rapaz queria matar a fomecom a comida que os porcos comiam,mas nem isto lhe davam.17Então caiu em si e disse:'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura,e eu aqui, morrendo de fome.18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe:`Pai, pequei contra Deus e contra ti;19já não mereço ser chamado teu filho.Trata-me como a um dos teus empregados'.20Então ele partiu e voltou para seu pai.Quando ainda estava longe, seu pai o avistoue sentiu compaixão.Correu-lhe ao encontro, abraçou-o,e cobriu-o de beijos.21O filho, então, lhe disse:'Pai, pequei contra Deus e contra ti.Já não mereço ser chamado teu filho'.22Mas o pai disse aos empregados:`Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho.E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés.23Trazei um novilho gordo e matai-o.Vamos fazer um banquete.24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver;estava perdido e foi encontrado'.E começaram a festa.25O filho mais velho estava no campo.Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança.26Então chamou um dos criadose perguntou o que estava acontecendo.27O criado respondeu:`É teu irmão que voltou.Teu pai matou o novilho gordo,porque o recuperou com saúde'.28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar.O pai, saindo, insistia com ele.29Ele, porém, respondeu ao pai:`Eu trabalho para ti há tantos anos,jamais desobedeci a qualquer ordem tua.E tu nunca me deste um cabritopara eu festejar com meus amigos.30Quando chegou esse teu filho,que esbanjou teus bens com prostitutas,matas para ele o novilho cevado'.31Então o pai lhe disse:`Filho, tu estás sempre comigo,e tudo o que é meu é teu.32Mas era preciso festejar e alegrar-nos,porque este teu irmão estava morto e tornou a viver;estava perdido, e foi encontrado'.'Palavra da Salvação.











Reflexão:
A Igreja precisa se aproximar cada vez mais dos pecadores e pecadoras para dar-lhes oportunidades reais de conversão e meios concretos para que possam seguir o itinerário da fé e trilhar os caminhos da santidade. Isso só é possível quando seguimos o exemplo de Jesus e acolhemos todas as pessoas que vivem no pecado e que são marginalizadas por causa disso. Se não nos dispomos a criar espaço nas nossas comunidades para essas pessoas e não criamos mecanismos pastorais e evangelizadores eficazes, os pecadores e as pecadoras não terão as melhores condições para corresponder à graça divina e nós seremos responsáveis por isso.

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mt 21,33-43.45-46



Tempo da Quaresma

Havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país. Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha. Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. [...] Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho. Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança! Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram.




Comentário

Na parábola, o evangelista faz brilhar a própria história de Jesus. O proprietário da vinha é o próprio Deus, assim como a vinha representa o povo da eleição segundo um simbolismo apreciado na Bíblia. Os servos, enviados pelo patrão, são os profetas e o filho assassinado é Jesus, que é crucificado "fora da vinha”, isto é, fora dos muros de Jerusalém. Os vinhateiros homicidas não são, porém, todos os hebreus, são somente aqueles que condenaram e entregaram Jesus aos romanos para a crucificação. Mas a história da salvação não termina, antes, abre-se a um novo horizonte luminoso do qual também nós participamos.

BEM ESTAR


Teste '3 em 1' para zika, chikungunya e dengue deve começar em março

Resultado sairá em até três horas para as três doenças.
Teste, no entanto, só detecta zika durante o período de infecção.

G 1
O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta sexta-feira (26) que o teste simultâneo para dengue, zika e chikungunya deve começar a ser usado em março. “Você coleta o sangue, faz o exame, e 2, 3 horas depois você tem o resultado, num exame só, se a pessoa está com dengue, chikungunya ou zika”, disse Castro.
 
AEDES AEGYPTI
Mosquito está no centro de epidemias.
Hoje em dia o paciente tem que fazer um teste específico para cada doença. De acordo com o Instituto, a novidade vai garantir maior agilidade para o diagnóstico realizado na rede de laboratórios do Ministérios da Saúde, além de reduzir os custos e permitir a substituição de insumos estrangeiros por um produto nacional.
O novo Kit NAT, porém, funciona por PCR -- detecção de segmentos de material genético do vírus -- e só é capaz de detectar os patógenos durante o período de infecção viral, que dura apenas alguns dias.
Repelentes para grávidas
O ministro ainda anunciou de quanto será o aporte para a distribuição de repelentes contra o mosquito a grávidas que sejam beneficiárias do programa Bolsa Família. “Os repelentes vão ser adquiridos agora, são aproximadamente 300 milhões de reais”, disse Castro.

CRIATIVIDADE - By Jornal O Povo

Mulher usa outdoor para conseguir emprego em Fortaleza

Depois de passar um ano procurando emprego, Cristina de Pontes resolveu apresentar seu currículo em um Outdoor na avenida Santos Dumont

ARQUIVO PESSOAL
"Tive essa ideia depois de passar um ano à procura de emprego e não ter sucesso", disse Cristi)
Em tempos de crise nem mesmo um currículo bem estruturado e carregado de experiências é suficiente para se conseguir um emprego. É o momento em que a criatividade é colocada em prática. A secretária-executiva bílingue Cristina de Pontes decidiu utilizar um outdoor para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
O lugar escolhido foi a avenida Santos Dumont, quase esquina com Desembargador Moreira. O local foi pensado como um ponto estratégico por reunir vários escritórios e empresas, aumentando assim a chance de conseguir uma entrevista.
A iniciativa surgiu na semana passada. “Tive essa ideia depois de passar um ano à procura de emprego e não ter sucesso”, disse. “Não fiz isso com intuito de aparecer, de dar entrevista. Eu quero um emprego”, afirmou Cristina.
VIA WHATSAPP O POVO
O lugar escolhido para o Outdoor foi a avenida Santos Dumon
t