Eventos como Jogos Olímpicos aquecem mercado para quem atua na gestão do esporte
Ao contrário do que muita gente imagina, as grandes jogadas não acontecem apenas dentro dos limites das quadras de esportes ou dos gramados de futebol. Fora destes espaços há um batalhão de profissionais trabalhando para garantir o sucesso dos eventos esportivos que movimentam uma indústria bilionária. É um mercado que está aquecido no Brasil com a proximidade dos Jogos Olímpicos, abrindo um leque de oportunidades para quem quer atuar no ramo de gestão do esporte.
— É um mercado atraente e os grandes eventos esportivos que o país está recebendo desde 2014, quando foram realizadas as copas do Mundo e das Confederações, abrem espaço para que muitos profissionais passem a conhecê-lo melhor e a explorá-lo — afirma Mônica Reis, coordenadora de graduação tecnológica em de Marketing da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Segundo Mônica, para explorar este mercado é fundamental que o profissional tenha uma visão de administração e gestão de eventos, além de conhecer profundamente os investimentos na área esportiva. O campo de atuação é amplo e inclui administração de marcas, gerenciamento de equipes e projetos em empresas de consultorias, clubes e agências de marketing esportivo e em veículos de comunicação especializados.
Os profissionais precisam ter formação em uma das seguintes áreas: educação física, comunicação, marketing, administração e direito. Algumas instituições de ensino já oferecem curso de especalização, de curta duração, para quem pretende trabalhar com gestão esportiva. Os salários variam de R$ 2 mil, para recém-formados e sem experiência, podendo atingir R$ 18, em nível de gerência.
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