Total de visualizações de página

domingo, 14 de fevereiro de 2016

COTIDIANO - Elefante marinho 'Fred' muda rotina de moradores de Vila Velha, ES

Animal atrai curiosos e veterinário adverte pessoas a não se aproximarem.

Comunidade de pescadores teve trabalho afetado por presença de Fred.


O elefante marinho apelidado de 'Fred' que reapareceu pela sétima vez nas areias capixabas tem mudado a rotina dos moradores de Vila Velha, na Grande Vitória. Mas a convivência com pescadores e banhistas nem sempre é harmoniosa. 
A vendedora Céia Libardi conta que estava curtindo o Carnaval na praia lotada quando o elefante marinho decidiu sair da água pra tomar sol.
"Ele veio do mar e quis subir para a areia para descansar, mas as pessoas começaram a se assustar e atirar paus e pedras, pegaram cabo de sombrinha para atirar nele. Isso faz com que ele fique mais nervoso e ele tem que descansar", lamentou ela.
Elefante marinho tem chamado atenção pelas prais de Vila Velha  (Foto: Foto: Reprodução / TV Gazeta)Elefante marinho tem chamado atenção pelas prais de Vila Velha (Foto: Foto: Reprodução / TV Gazeta)
O veterinário Luis Felipe conta que neste ano Fred tem quebrado padrões, pois está circulando por várias praias e não tem dado sinais de querer ir embora. Ele orienta as pessoas a respeitarem o espaço de Fred, que pode atacar caso se sinta ameaçado, por isso é importante manter distância.
Veterinário alerta população sobre riscos de tentar contato (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Veterinário alerta população sobre riscos de tentar
contato (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
"Nós não temos controle sobre esse animal selvagem e não podemos nos responsabilizar caso uma pessoa seja atacada, por isso a população não deve tentar encostar nele, nem chegar perto com crianças ou animais de estimação. Estamos divulgando recomendações para as pessoas saberem como se proteger e manter o animal em segurança e também pedimos que não publiquem imagens em tempo real com a localização dele para não causar mais tumulto", acrescentou o veterinário do Ipram.
Apesar do alerta de especialistas, os curiosos que tentam tirar fotos e vídeos de Fred são recorrentes. Além disso, muitas pessoas que moram ou trabalham perto têm ficado sem opção e o animal se mostra tenso e fica em estado de alerta quando percebe a aproximação de pessoas.
A administradora Clara Lemos estava com um grupo que veio conferir e registrar a presença inusitada do elefante marinho na Praia do Ribeiro. "Ele veio duas vezes, mas na outra a gente não viu. Meu esposo e meu sobrinho foram correr de manhã e viram, aí a gente veio pra cá", contou.
Pescadores falam sobre as mudanças na rotina (Foto: Foto: Reprodução / TV Gazeta)Pescadores falam sobre as mudanças na rotina
(Foto: Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Entre os locais em que o animal aparece em Vila Velha, a Praia do Ribeiro é uma de suas preferidas. Mas a presença de Fred tem afetado o trabalho de uma colônia de pescadores que também dependem desse ambiente.
O catador de sururu Francisco Carlos conta que o fogo que eles fazem para fever o sururu acaba atraindo o elefante marinho.
"Se ele estiver na praia a gente não pode pescar, tem que deixar para o outro dia. Toda vez que ele se aproxima tem que apagar o fogo, ou então se arriscar a espantar ele, que avança, porque é selvagem, né. Muitas vezes ele subiu no nosso fogareiro e nós tivemos que jogar areia para apagar e evitar que ele se queimasse", relatou.
Nessa mesma praia, Fred subiu na calçada para tentar atravessar a rua e uma barricada teve que ser montada pra impedi-lo.
Outro perigo são os barcos com motor e, segundo os pescadores, nem todos os frequentadores do lugar se preocupam com isso.
O pescador Murilo Alves acredita que o elefante marinho pode acabar se ferindo devido a movimentação de alguns veículos aquáticos. "Nós pescadores tomamos cuidado, mas o pessoal de lancha e jet sky não tem cuidado nenhum, fazem a maior bagunça aqui dentro", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário