Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 11,37-41


28ª Semana do Tempo Comum


Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas”.

Resultado de imagem para imAGENS Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão


Comentário


Nos Evangelhos frequentemente é repetida a descrição da indiferença de Jesus nos relacionamentos com as normas rituais de pureza. E este fato lhe é censurado até mesmo por aquele fariseu que o convidou para comer. Mas Cristo não hesita em afirmar seu ponto de vista e atacar com veemência a hipocrisia que rege e caracteriza estas observâncias exteriores. Jesus, desta maneira, traz a religiosidade ao seu ponto autêntico, que é o empenho da caridade: "Deem como esmola o que está dentro” do prato, ou seja, socorram os pobres. Este ato gerará a genuína pureza, a qual não é só um rito de purificação extrínseca, mas é também e sobretudo a conversão do coração humano que se abre para o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário