Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2016

GIRO RELIGIOSO

Círio de Nazaré deve reunir 15 mil fiéis em Rio Branco, estima organização

A Igreja Católica estima que ao menos 15 mil fiéis participem da procissão do Círio de Nazaré, em Rio Branco, que ocorre no domingo (9), a partir das 17h, com concentração no Calçadão da Gameleira.
Os fiéis iniciam a caminhada na rua Eduardo Asmar, no Segundo Distrito da capital. Após isso, atravessam a Ponte Coronel Sebastião Dantas e seguem pelas vias Marechal Deodoro, Rui Barbosa, Avenida Getúlio Vargas e Avenida Brasil e termina na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
O padre Mássimo Lombardi diz que o Círio representa um momento de devoção à Virgem Maria. Os católicos, segundo ele, devem se reunir para pedir paz, amor e pagar promessas. Este ano a festa religiosa comemora 84 anos e, seguindo as orientações do papa Francisco, é celebrada com o tema "Maria de Nazaré, Mãe da Misericórdia".

L
ombardi explica que a festa nasceu na cidade de Belém, capital do Pará, há 223 anos e se espalhou pelas cidades dos estados da Amazônia. Em Rio Branco, segundo o padre, a tradição chegou com os paraenses. Por isso, a procissão se inicia com a imagem da santa chegando de barco pelo Rio Acre, assim como os imigrantes."É um evento muito importante, nós convidamos as paróquias para participar e exercerem a fé. Esse é um momento de reconciliação e perdão. Pedimos por justiça social e rezamos pedindo que nossos políticos, eleitos na última eleição resgatem o valor da política", destaca.
"Uma pequena embarcação fluvial traz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Rio Acre e ela é acolhida na Gameleira sob a bandeira do Acre. Nesse momento, cantamos louvores para só então, começarmos a procissão luminosa com tochas, velas coloridas e muita alegria de festejar a mãe de Jesus", finaliza.
  •  
Nossa Senhora de Nazaré chegou até a Gameleira em procissão fluvial (Foto: Quésia Melo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário