Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje: Lc 17,11-19
28º Domingo do Tempo Comum
Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Jesus viu-os e disse-lhes: "Ide, mostrai-vos ao sacerdote”. E, quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: "Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!”. E acrescentou: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou”.
Lectio Divina
Leitura: "Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados”(vv. 12-14).
Meditação: Há muita semelhança entre a cura destes 10 leprosos e a de Naamã (cf. 2Rs 5,1-27). Neste evangelho, porém, só um estrangeiro volta para agradecer a graça recebida. E Jesus o abençoa por esse gesto. E nós somos gratos a Deus?
Oração: Meu Jesus, dai-me um coração agradecido por todos os dons que me dais a cada instante e que vos louve por tantos benefícios.
Ação: Em minhas orações, nunca deixarei de agradecer a Deus seus favores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário