Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 12,13-21


29ª Semana do Tempo Comum


Disse-lhe então alguém do meio do povo: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança”. Jesus respondeu-lhe: "Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?”. E disse então ao povo: "Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas. [...] E as coisas, que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”.


__________________________________________________________________
Resultado de imagem para imagem de mestre dize ao meu irmão que reparta a herança comigo


Comentário


O comentário que no fim o evangelista nos oferece vai bem além da tradicional crítica dirigida à idolatria das riquezas, um tema preferido por toda a Bíblia, mas que ao mesmo tempo encontramos em muitas outras culturas religiosas e em diversas concepções éticas. De fato, nesta frase quer-se contrapor "o acúmulo de tesouros por si mesmo” e "o enriquecer-se diante de Deus”. Observa-se, pois, um aspecto positivo, além de condenar a frenética impaciência por posse, recorda-se que – com os mesmos bens materiais e com obras justas – consegue-se criar uma riqueza espiritual que gera caridade e que atrai sobre si a bênção divina. O desapego das coisas pode ser, portanto, terreno fecundo de bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário