Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

GIRO ECOLÓGICO

Rio Cocó passa por ação de limpeza; domingos terão projeto de lazer

O trecho do rio Cocó entre a avenida Murilo Borges e a BR-116 deve receber serviço de limpeza até o próximo mês. A ação será a segunda medida de despoluição do afluente neste ano. A primeira foi entre os meses de maio e outubro, quando foram retiradas 2.154 toneladas de vegetação aquática e resíduos sólidos. 

Trecho entre as avenidas Sebastião de Abreu e Engenheiro Santana Júnior do rio tem passeio turístico
As informações foram dadas ontem pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Artur Bruno, durante passeio de barco pelo rio com a imprensa. Na ocasião, o secretário também divulgou o projeto Viva o Parque, que começa neste domingo, 6.
 

“Estamos planejando (a limpeza) neste novo trecho para que a gente possa trazer a população pra conhecer o rio, pra ter esse grau de pertencimento não só dele como da floresta”, planeja o titular da Sema. Segundo ele, o governador Camilo Santana (PT) deve assinar “definitivamente” a regulamentação do parque até dezembro, ampliando, assim, projetos de lazer para a área verde. O governador já chegou a confirmar a assinatura do documento, pendente há 27 anos, para junho último, o que não se concretizou.

A despoluição do trecho entre as avenidas Sebastião de Abreu e Murilo Borges, que teve início em maio, foi um dos fatores que impulsionaram a visita de fortalezenses e turistas ao local. Alguns dos trechos estavam inacessíveis há 20 anos. Com a desobstrução, é garantida a fluidez do afluente e o resgate de parte do ecossistema local — além de possibilitar passeios turísticos de barco, como é o caso da fração entre as avenidas Sebastião de Abreu e Engenheiro Santana Júnior.

A integração da navegabilidade entre os parques do Cocó e Adahil Barreto também foi feita com a higienização das águas. As trilhas ecológicas dos dois parques também devem ser interligadas posteriormente.

O contínuo serviço de limpeza das águas do Cocó é realizado em parceria da Sema com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). De acordo com o titular da Seinf, Samuel Dias, o objetivo é tornar o rio navegável da foz até a avenida Raul Barbosa. “Esse trabalho foi feito a título de compensação ambiental por conta da construção do viaduto da rotatória da Raul Barbosa e da ponte sobre o canal do Lagamar”, explica.

Serviço

Passeio de barco no Cocó
Quando: aos sábados, domingos e feriados para o público em geral; quartas-feiras para alunos de escolas públicas (gratuito e sob agendamento). Tudo a depender da maré
Onde: o embarque é feito pela entrada da avenida Sebastião de Abreu

Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Agendamentos: (85) 98527 8216
Fonte: O Povo - Caio Faheina

Nenhum comentário:

Postar um comentário