Rio Cocó passa por ação de limpeza; domingos terão projeto de lazer
O trecho do rio Cocó entre a avenida Murilo Borges e a BR-116 deve receber serviço de limpeza até o próximo mês. A ação será a segunda medida de despoluição do afluente neste ano. A primeira foi entre os meses de maio e outubro, quando foram retiradas 2.154 toneladas de vegetação aquática e resíduos sólidos.
As informações foram dadas ontem pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Artur Bruno, durante passeio de barco pelo rio com a imprensa. Na ocasião, o secretário também divulgou o projeto Viva o Parque, que começa neste domingo, 6.
“Estamos planejando (a limpeza) neste novo trecho para que a gente possa trazer a população pra conhecer o rio, pra ter esse grau de pertencimento não só dele como da floresta”, planeja o titular da Sema. Segundo ele, o governador Camilo Santana (PT) deve assinar “definitivamente” a regulamentação do parque até dezembro, ampliando, assim, projetos de lazer para a área verde. O governador já chegou a confirmar a assinatura do documento, pendente há 27 anos, para junho último, o que não se concretizou.
A despoluição do trecho entre as avenidas Sebastião de Abreu e Murilo Borges, que teve início em maio, foi um dos fatores que impulsionaram a visita de fortalezenses e turistas ao local. Alguns dos trechos estavam inacessíveis há 20 anos. Com a desobstrução, é garantida a fluidez do afluente e o resgate de parte do ecossistema local — além de possibilitar passeios turísticos de barco, como é o caso da fração entre as avenidas Sebastião de Abreu e Engenheiro Santana Júnior.
A integração da navegabilidade entre os parques do Cocó e Adahil Barreto também foi feita com a higienização das águas. As trilhas ecológicas dos dois parques também devem ser interligadas posteriormente.
O contínuo serviço de limpeza das águas do Cocó é realizado em parceria da Sema com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). De acordo com o titular da Seinf, Samuel Dias, o objetivo é tornar o rio navegável da foz até a avenida Raul Barbosa. “Esse trabalho foi feito a título de compensação ambiental por conta da construção do viaduto da rotatória da Raul Barbosa e da ponte sobre o canal do Lagamar”, explica.
Serviço
Passeio de barco no Cocó
Quando: aos sábados, domingos e feriados para o público em geral; quartas-feiras para alunos de escolas públicas (gratuito e sob agendamento). Tudo a depender da maré
Onde: o embarque é feito pela entrada da avenida Sebastião de Abreu
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Agendamentos: (85) 98527 8216
Fonte: O Povo - Caio Faheina
Nenhum comentário:
Postar um comentário