Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

GIRO ESPORTIVO 2

Federação Cearense de Futebol e clubes já conversam sobre fórmula do Estadual 2017; possibilidade de três jogos nas semifinais e finais é a novidade

Enquanto vários estaduais pelo Brasil já estão em tempos de resolução de fórmula para 2017, o Conselho Arbitral da Federação Cearense de Futebol não pode se reunir em função da ausência de definição dos times que subirão da Série B para a Série A estadual.
A partida Barbalha x Alto Santo foi remarcada pelo TJDF para esta quarta-feira, dia 2 de novembro, depois de recurso do Ferroviário. Ocorre que ela não deve acontecer simplesmente por ausência de jogadores. Assim, o WO deverá ser confirmado novamente, desta vez pelo próprio TJDF, e o Ferroviário fica sem a vaga para a final, já que só conseguiria isso se o Barbalha vencesse o confronto.
A pendência, entretanto, não impede que as negociações para a fórmula do Cearense 2017- que terá 10 clubes – já estejam em curso. Com 15 datas para a realização do estadual (ou 17 caso comece uma semana antes) a proposta que a Federação Cearense gostaria que fosse aprovada neste momento – e que tem o apoio de boa parte dos dirigentes – é de uma primeira fase em um turno único com todos os times jogando contra todos, totalizando nove jogos para cada.
A partida daí, oito times se classificariam para as quartas de final, jogando no cruzamento tradicional em uma melhor de duas partidas obrigatoriamente: 1×8, 2×7, 3×6 e 4×5.
A partir das semifinais – incluindo as finais, portanto – é que vem a novidade. Caso ocorra empate em número de pontos nas duas primeiras partidas (dois empates ou uma vitória para cada lado) um terceiro confronto seria realizado, com vantagem de empate para a equipe de melhor campanha.
Evidente que a decisão é dos clubes. Há dirigentes, neste momento, que entendem que seria melhor um campeonato mais enxuto, com quatro times se classificando para a segunda fase em dois jogos e depois as finais em mais dois jogos, totalizando 13 datas.
Seja como for, a fórmula utilizada em 2015 e 2016 será extinta, até porque duas fases com formação de grupos não rendeu bons frutos.
Fonte: Fernando Graziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário