Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 17,26-37



32ª Semana do Tempo Comum


"Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem. Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou a arca. Veio o dilúvio e matou a todos. Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Ló. [...] Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem. Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás. [...] Todo o que procurar salvar a sua vida irá perdê-la; mas todo o que a perder irá encontrá-la”.
Resultado de imagem para imagens Todo o que procurar salvar a sua vida irá perdê-la; mas todo o que a perder irá encontrá-la”.



Comentário

As expressões e as imagens da leitura de hoje nos fazem logo entender que Jesus está desenvolvendo um discurso sobre as realidades últimas da sua história humana, segundo o estilo "apocalíptico” que então era popular. O "dia do Filho do homem”, isto é, o tempo da epifania plena de Cristo, se manifestará de modo imprevisto, como sugere a sequência da ceia que Jesus pinta, a partir de Noé e Ló, até a vicissitude mais cotidiana. A vigilância é necessária, assim como o desapego da posse das coisas e até mesmo da própria vida. É, esta também a mensagem do santo de hoje, Martinho, bispo de Tours, símbolo de doação fraterna na caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário