Frigideira baiana de bacalhau
"Frigideira" é a versão baiana da omelete. A grande diferença é que ela leva leite de coco no preparo
Ingredientes
- 5 ovos
- 250 g de bacalhau desfiado, dessalgado e congelado
- 1 batata grande
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 tomate
- ½ pimentão vermelho
- ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro
- 1 colher (chá) de farinha de trigo
- azeite a gosto
- 1 maço de coentro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- pimenta biquinho em conserva a gosto para servir
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário que comporte 1,250 litro.
- Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe o bacalhau e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar as lascas – ele vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo.
- Enquanto isso, descasque e corte a batata em cubos pequenos de 1 cm. Junte ao bacalhau na panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Escorra a água numa peneira e reserve o bacalhau e a batata sobre uma tigela enquanto prepara o restante dos ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Lave, seque, descarte as sementes e corte o pimentão vermelho também em cubos pequenos. Lave e seque o coentro, pique grosseiramente metade das folhas e reserve o restante para servir.
- Volte a panela (sem água) ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) do azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, junte o bacalhau e a batata pré-cozidos e refogue por mais 3 minutos.
- Adicione mais 1 colher (sopa) de azeite, junte o tomate, o pimentão, o alho e refogue por mais 3 minutos para incorporar os sabores. Por último, misture o coentro picado, prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Regue o refogado com o leite de coco, salpique a farinha e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata os ovos com um garfo, apenas para misturar as claras com as gemas – não bata em excesso ou o resultado será uma frigideira dura.
- Junte ao refogado de bacalhau cerca de ⅓ dos ovos batidos e misture delicadamente com a espátula. Transfira para o refratário untado e regue com o restante dos ovos batidos – não precisa misturar.
- Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até que a cobertura esteja firme. Sirva a seguir com o restante das folhas de coentro e pimenta biquinho em conserva a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário