Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 13,16-20



Tempo Pascal

"O servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes essas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes. Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra essa palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar (Sl 40,10). [...] Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe recebe aquele que me enviou”.




Comentário

Jesus há pouco realizou o gesto simbólico da lavação dos pés dos apóstolos que, depois, convida a imitá-lo. E o faz com uma frase que está presente também nos outros Evangelhos: "Não é o servo maior que o seu senhor” (Mateus 10,24). A imitação se estende até o limite extremo do martírio que Jesus sente sobre si através da traição de Judas, evocado mediante uma citação bíblica (Salmo 40[41],10). Mas Cristo se ergue além da morte, sendo ele como o "Eu sou”, o Deus da sarça ardente. E o trecho se conclui com uma palavra de confiança para os discípulos, já presente também em Mateus 10,40: "Quem acolhe quem eu mandar, a mim acolhe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário