Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2016

PALAVRA DA SALVAÇÃO - EVANGELHO DO DIA

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 6,44-51



Tempo Pascal

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). [...] Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”.




Comentário

Prossegue o fio do discurso de Jesus. Ele continua a aprofundar o significado daquela frase surpreendente: "Eu sou o pão da vida”. Insiste que se obtém este pão através da fé nele, ou seja, no deixar-se atrair pela voz interior do Pai celeste que nos conduz a aderir a Cristo. Mas, neste ponto, mediante a retomada da antítese entre o maná e "o pão da vida” Jesus introduz uma virada radical que deixará desorientados os seus ouvintes: aquele "pão vivo” é a mesma carne de Cristo, isto é, a sua pessoa, o seu Corpo. É um horizonte inesperado e, à primeira vista, escandaloso que só a Eucaristia e a fé iluminam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário