Réplica de Nossa Senhora Aparecida visita Fortaleza
Cortejo em comemoração ao terceiro centenário de aparição promete levar multidão às ruas de Fortaleza e prospecta vinda do papa ao Brasil
Caio Faheinacaio.faheina@opovo.com.br
Em comemoração aos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada por três pescadores às margens do rio Paraíba, em São Paulo, a Arquidiocese de Fortaleza recebe, hoje, uma réplica da santa para dar início a cortejo. A imagem peregrina da padroeira do Brasil tem previsão para desembarcar às 18h30min no Aeroporto Internacional Pinto Martins e sairá em procissão para a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese.
A cópia será trazida pelo reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza e Missionário da Misericórdia, padre Rafhael Maciel, como parte do projeto Rota 300, que pretende comemorar o terceiro centenário desde o descobrimento da santa. Em Fortaleza, a imagem cumpre agenda de peregrinação pública em nove regiões episcopais da arquidiocese até o dia 28 de maio e segue para peregrinação interna até o dia 5 de junho.
Segundo o padre Rafhael, além de rememorar uma data festiva para os católicos, os ritos são uma preparação para nova vinda do papa Francisco ao Brasil, marcada para outubro de 2017.
Para o professor de língua portuguesa e organizador da recepção da imagem em Fortaleza, Herlon Macedo, 22, a expectativa é fazer um grande momento de acolhida. “Além de celebrar juntamente com outras dioceses do País, a comemoração busca revitalizar nossa juventude”. De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, durante a passagem da imagem pela Capital, serão feitas visitas a casas de recuperação para dependentes químicos, colégios, faculdades, paróquias, seminários, santuários e praças.
O cortejo é a terceira vinda da imagem a Fortaleza. A primeira vez foi em 2008, durante festejos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge. A segunda festejou os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, em 2013.
História de fé e fartura
Conta-se que a aparição da imagem aconteceu nos idos dos anos 1700, quando a população da região do Vale do Paraíba (onde, hoje, encontra-se a cidade de Aparecida) queria comemorar a chegada dos governantes das capitanias (sistemas de administração territorial) de São Paulo e Minas de Ouro, que estavam de passagem pela localidade.
Acredita-se que, para dar início aos festejos, três pescadores foram ao rio, mas a época era inapropriada para a pesca. Por causa disso, os pescadores teriam rezado para a Virgem Maria para que pudessem voltar à terra firme com o pescado. Após tentativas de lançar a rede em busca do que seria o jantar, os homens encontraram a imagem sagrada. Depois deste encontro, o barco se encheu de peixes, e a data – 12 de outubro – se consagrou como um dia de fé e fartura.
Quando: hoje, às 18h30min
Onde: Praça do Vaqueiro (avenida Lauro Vieira Chaves, Vila União)
Nenhum comentário:
Postar um comentário