Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2016

GIRO POR FORTALEZA

Réplica de Nossa Senhora Aparecida visita Fortaleza

Cortejo em comemoração ao terceiro centenário de aparição promete levar multidão às ruas de Fortaleza e prospecta vinda do papa ao Brasil



Em comemoração aos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada por três pescadores às margens do rio Paraíba, em São Paulo, a Arquidiocese de Fortaleza recebe, hoje, uma réplica da santa para dar início a cortejo. A imagem peregrina da padroeira do Brasil tem previsão para desembarcar às 18h30min no Aeroporto Internacional Pinto Martins e sairá em procissão para a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese.
A cópia será trazida pelo reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza e Missionário da Misericórdia, padre Rafhael Maciel, como parte do projeto Rota 300, que pretende comemorar o terceiro centenário desde o descobrimento da santa. Em Fortaleza, a imagem cumpre agenda de peregrinação pública em nove regiões episcopais da arquidiocese até o dia 28 de maio e segue para peregrinação interna até o dia 5 de junho.
Segundo o padre Rafhael, além de rememorar uma data festiva para os católicos, os ritos são uma preparação para nova vinda do papa Francisco ao Brasil, marcada para outubro de 2017.
Para o professor de língua portuguesa e organizador da recepção da imagem em Fortaleza, Herlon Macedo, 22, a expectativa é fazer um grande momento de acolhida. “Além de celebrar juntamente com outras dioceses do País, a comemoração busca revitalizar nossa juventude”. De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, durante a passagem da imagem pela Capital, serão feitas visitas a casas de recuperação para dependentes químicos, colégios, faculdades, paróquias, seminários, santuários e praças.
O cortejo é a terceira vinda da imagem a Fortaleza. A primeira vez foi em 2008, durante festejos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge. A segunda festejou os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, em 2013.
História de fé e fartura
Conta-se que a aparição da imagem aconteceu nos idos dos anos 1700, quando a população da região do Vale do Paraíba (onde, hoje, encontra-se a cidade de Aparecida) queria comemorar a chegada dos governantes das capitanias (sistemas de administração territorial) de São Paulo e Minas de Ouro, que estavam de passagem pela localidade.
Acredita-se que, para dar início aos festejos, três pescadores foram ao rio, mas a época era inapropriada para a pesca. Por causa disso, os pescadores teriam rezado para a Virgem Maria para que pudessem voltar à terra firme com o pescado. Após tentativas de lançar a rede em busca do que seria o jantar, os homens encontraram a imagem sagrada. Depois deste encontro, o barco se encheu de peixes, e a data – 12 de outubro – se consagrou como um dia de fé e fartura.
Quando: hoje, às 18h30min
Onde: Praça do Vaqueiro (avenida Lauro Vieira Chaves, Vila União)

Nenhum comentário:

Postar um comentário