22 Areninhas já existentes sediam mais de 600 jogos de ligas de Fortaleza por semana
Os campos construídos pela Prefeitura serão palco da CopArena, o maior campeonato de futebol não profissional do Ceará

Luan Soares trabalha com medicamentos, mas nas horas vagas ele joga aquela pelada com os amigos na Areninha do Pirambu, em Fortaleza. Ele e outras centenas de jovens treinam todos os dias no equipamento esportivo, em local de grande vulnerabilidade social e violência.
Em 2016 eram 7 Areninhas, este ano o número triplicou e já são 22. Além do campo de futebol, com vestiário, gramado sintético, iluminação e arquibancada, a maioria das Areninhas conta com quadras poliesportivas em anexo, academias ao ar livre e até estação do Bicicletar.
Segundo o secretário de esporte e lazer do município, Carlos Dutra, a meta é construir mais 30 Areninhas até 2018. “Nós vamos trabalhar para que nossos jovens saiam da ociosidade e tenham nesse esporte paz e alegria”, afirmou.
São mais de 33 mil pessoas toda semana e cerca de 660 jogos semanais entre ligas profissionais e amadoras. Para quem treina nos locais, a expectativa é para o maior campeonato de futebol não profissional do Ceará, a Copa Arena Fortaleza Juventude. No total serão 504 equipes divididas em três categorias: masculino, feminino e sub-17.
O secretário de juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, explica como acontecem as inscrições. “Quem tem futebol amador no seu bairro, quem tem time, e quer montar o seu time, não perde tempo, entra no site e se inscreve”, afirma.
A Copa Arena Fortaleza da Juventude é uma competição realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude e Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), com promoção do Sistema Jangadeiro, e o pontapé inicial será no dia 16 de setembro.
O sal em excesso contribui para o aumento do volume de fluidos nos vasos sanguíneos. Por isso, essa substância é responsável pelo aumento da pressão arterial. Essa realidade pode levar a problemas de coração e ao câncer.
São Cesário de Arles buscava comunicar a ortodoxia da fé








A última semana. O bebê pesa em torno de 3300 a 3700 gramas e mede cerca de 50-51 cm dos pés à cabeça. Nessa fase a maior parte do vérnix caseoso já desapareceu e 15% do peso do corpo é representado por gordura, 80% dos quais estão sob a pele, os outros 20% estão em torno dos órgãos; além disso o tórax se expande. No momento do nascimento, o bebe tem cerca de 300 ossos. Alguns deles vão fundir com outros mais tarde, e isto explica o porque que os adultos possuem apenas 206 ossos no corpo. O feto demonstra mais que 70 diferentes sistemas de reflexos comportamentais que são automáticos e não condicionados (não aprendidos); esses são necessários para sua sobrevida.




BY CLAYTON- O POVO

