Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de agosto de 2017

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Lichia

Frutas de A a Z - Lichia
Frutas de A a Z – Lichia
Nome científico: Litchi chinensis Sonn.
Família: Sapindaceae.
Sinônimos botânicos: Litchi litchi (Cambess.) Britton, Nephelium litchi Cambess.
Outros nomes populares: lichia; lychee, lichi lychee nut (inglês), lechia (espanhol), litchi; quenepe chinois (francês).
Constituintes químicos: ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina, vitamina C.
Propriedades medicinais: antiescorbútica, antitérmico, antitussígena, diurética.
Oriunda da Ásia há 1500 A.C., a Lichia (Litchi chinensis Sonn.) só começou a ser cultivada e comercializada no Brasil em 1970. É rica em proteína, gordura, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, sódio, Vitaminas C, potássio, fosforo, tiamina, riboflavina e niacina.
Planta subtropical de grande porte, com altura de 10 a 15 metros, semelhante à mangueira. Apresenta tendência de desenvolver ramos direcionados para o solo. A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos em plantas obtidas por sementes. A inflorescência é em panícula, produzida em ramo do ano e composta de centenas de pequenas flores brancas. O fruto da lichieira é uma drupa, com polpa translúcida (arilo), normalmente codiforme ou oval e disposto em cachos. A casca é vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coriácea e quebradiça. Atinge até 5 centímetros de comprimento por 4 centímetros de largura. O peso varia de 10 a 35 gramas. A polpa é branca, rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.
Sua planta, chamada lichieira, atinge de 10 a 12 metros de altura e a florada começa no inverno e vai até o início da primavera, e a colheita ocorre de novembro a janeiro. Os ambientes de clima tropical e subtropical úmido são os preferidos das lichieiras. O fruto é avermelhado por fora com casca áspera e quebradiça e esbranquiçado e gelatinoso por dentro, com textura semelhante à da uva. O plantio de lichia no Brasil ocorre em São Paulo, norte do Paraná e sul de Minas Gerais.
Tabela Nutricional da Lichia
Quantidade             100 gramas
Valor energético        66 cal
Carboidratos              16,53 g
Proteínas                    0,83 g
Gorduras                    0,44 g
Fibras                         1,3 g
Cálcio                         5 mg
Fósforo                       31 mg
Ferro                           0,31 mg
Potássio                     171 mg
Vitamina C                 71,5 mg
Tiamina                      0,01 mg
Riboflavina                 0,065 mg
Niacina                       0,6 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário