Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Jenipapo

Frutas de A a Z - Jenipapo
Frutas de A a Z – Jenipapo
Nome Científico: Genipa americana L., família das Rubiáceas.
Nomes Comuns: Genipapo; jenipá, janipaba, janipapo
Jenipapo, em tupi-guarani, significa: Fruta que mancha ou de fazer tintura, fruta que serve para pintar. Os índios usavam o suco da fruta para pintar o corpo. A pintura permanecia vários dias e ainda protegia contra os insetos. O jenipapo é originário da América Central e Índia Ocidental.
Árvore geralmente alta de caule ereta, com 15 metros de altura, ramificada a boa altura do solo e possui copa grande e arredondada com ramos numerosos e fortes, sempre glabros, de casca lisa, espessa, cinzenta esverdeada e com manchas cinza mais claras. Nativo do Brasil ocorre desde São Paulo até a Amazônia.
De sabor característico, o fruto é consumido com açúcar. O Licor de Jenipapo é muito famoso pelo interior do país. Fruto tipo baga, ovoide, com 5 a 12cm de diâmetro. De cor escura e casca rugosa e murcha, com polpa marrom clara, doce e ácida, suculenta, de aroma forte que envolve numerosas sementes no centro. As sementes são pardas, chatas e polidas. Ácida para ser consumida naturalmente, é muito utilizada como matéria-prima alimentícia de doce, licor, xarope, vinho e quinino (sulfato de quinina – usado como antimalárico e antipirético). Sua polpa é suculenta, aromática, comestível e com sementes no centro.
É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço. Tem grande quantidade de ferro e cálcio. Indicado para anemia, asma e inflamações intestinais.
É possível extrair uma tintura dos jenipapos verdes.
Tabela Nutricional do Jenipapo
Quantidades       100gramas
Água                           67 g
Carboidratos             25.7 g
Fibras                                     9.4 g
Proteínas                    5.2 g
Lipídeos                      0.3 g
Calorias                      113 kcal
Fósforo                       58 mg
Cálcio                         40 mg
Ferro                           3.6 mg
Vitamina B2               0.04 mg
Vitamina C                 33.0 mg
Niacina                       0.5 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário