Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CURIOSIDADES

Por que a pressão alta mata?

Resultado de imagem para imagens pressao altaA pressão alta é uma das principais causas de morte no planeta, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com estudos recentes, a hipertensão arterial é responsável por 9,4 milhões de mortes por ano.

A pressão alta mata porque ela altera os padrões de funcionamento do coração e do cérebro. Entre as pessoas que apresentam hipertensão arterial, 45% sofrem ataques do coração e 51% passam por derrames cerebrais.

Atualmente, 40% dos adultos com mais de 25 anos sofrem de hipertensão. O nível de pressão considerado preocupante começa partir de 140 por 90 mmHg, índice que já indica uma pessoa hipertensa.

A hipertensão arterial afeta os vasos do corpo e dificulta o processo que transporta o sangue pelo organismo. Quando o sangue não é bombeado da forma adequada, o corpo passa por um desgaste do endotélio, o revestimento dos vasos.

Este processo prejudica as artérias e aumenta a formação de placas de gordura. Quando isto acontece no coração, a pessoa pode sofrer um infarto, e quando acontece no cérebro, pode resultar num AVC.

A hipertensão arterial também compromete os rins, causando insuficiência renal. O maior perigo desta doença é que ela não se manifesta de forma aparente, sendo um problema silencioso.


Pessoas com pressão arterial elevada devem reduzir o consumo de sal, manter uma alimentação saudável e abandonar o cigarro e as bebidas alcoólicas.
O sal em excesso é um verdadeiro perigo para a saúde. O elemento está diretamente relacionado à pressão alta, uma doença que atinge 23,3% dos brasileiros.

Além da hipertensão, o consumo de sal em excesso também pode causar pedra nos rins, problemas no coração e retenção de líquidos. O consumo de sal na alimentação diária é um dos principais fatores de risco associados à mortalidade mundial.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 65% dos idosos brasileiros são hipertensos. O problema também já atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes do país. O fato é preocupante e demonstra que os brasileiros exageram muito nas dosagens de sal que utilizam para temperar alimentos e no consumo de alimentos industrializados.

O limite recomendado por médicos para a ingestão de sal é de até 6 gramas por dia, o que correspondente a quatro colheres de café rasas de sal. 75% do sal consumido atualmente pelo homem está em alimentos processados, como sanduíches, salgadinhos, temperos prontos, carne seca, alimentos enlatados, entre outros.

Para reduzir o consumo de sal é possível substituí-lo por outros temperos, como limão, alho, cebola, salsa, cebolinha e ervas aromáticas, como manjericão, orégano e salsão.

Resultado de imagem para imagens SALO sal em excesso contribui para o aumento do volume de fluidos nos vasos sanguíneos. Por isso, essa substância é responsável pelo aumento da pressão arterial. Essa realidade pode levar a problemas de coração e ao câncer.

No Brasil, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal. Diante dessas informações alarmantes, é necessário que a população reduza consideravelmente o consumo diário de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário