Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Jo 5,33-36


3a Semana do Advento


"Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou”.



Imagem
Comentário
A palavra é aquela de Jesus, mas a voz que a faz ecoar é aquela de João Batista; a luz que brilha é de Jesus, mas a lâmpada que a guarda e reflete é do Batista; a presença messiânica é de Jesus, mas o testemunho que a indica é o do Batista. É isto a comparação que está na base do fragmento evangélico hoje proposto pela liturgia. Ainda uma vez o Advento tem como corifeu o precursor de Cristo, isto é, uma voz, uma lâmpada, uma testemunha "daquele que deve vir”, sobre o qual, porém, se eleva acima de tudo a figura suprema do Pai celeste. Como João Batista, também nós buscamos fazer ressoar a palavra de Jesus e iluminar o mundo com a sua luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário