Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje: Mt 10,17-22
2º DIA DA OITAVA DE NATAL
"Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e sereis açoitados com varas nas suas sinagogas. Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento vos será inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós”.
________________________________________________________________
Comentário
Como se notou na primeira leitura (Atos capítulo 7) a narrativa da "paixão” de Santo Estêvão está moldada sobre a narração da morte de Jesus Cristo. E tinha sido exatamente o próprio Mestre a anunciar aos discípulos, no seu discurso missionário, o futuro de perseguição, de ódio, de divisões e de processos aos quais teriam sido entregues. Sabe-o bem Estêvão que, porém, testemunha uma outra verdade das palavras de Jesus: "Não se preocupem com o que vão dizer, porque... será o Espírito do Pai de vocês quem falará em vocês”. O discurso que
ele pronuncia diante do Sinédrio é disso uma esplêndida confirmação, que também nós hoje, imersos em uma sociedade frenética, mas superficial, devemos frequentemente meditar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário