48,3% dos consumidores da capital irão às compras neste mês, segundo pesquisa
O comércio varejista de Fortaleza deve movimentar R$ 270 milhões neste período de compras de Natal e 48,3% dos consumidores da capital irão às compras, segundo dados da pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE). Ainda de acordo com o levantamento, haverá uma queda de 10% em relação ao mesmo período em 2015 quando foram movimentados R$ 300 milhões nas compras de fim de ano.
A
queda no faturamento decorre da combinação da redução do percentual de
consumidores que deverão comprar presentes (que caiu de 52,5%, em 2015,
para 48,3% neste ano) e da queda do valor previsto dos gastos
individuais, que passou de R$ 326 no ano passado, para R$ 319 neste ano.
O consumidor prefere peças de vestuário para as compras de dezembro,
62,4% do fortalezenses comprarão roupas. Calçados, cintos e bolsas
representarão 28,7% dos itens desejados nas compras natalinas.
Bens semiduráveis
A
crise econômica que afeta o país é a responsável pela mudança de perfil
nop consumidor fortalezense. O cenário atual afeta diretamente às datas
comemorativas. Ainda em 2015, já se havia observado um aumento da
procura de produtos semiduráveis (roupas, calçados, bolsas), em
detrimento da aquisição de bens duráveis (eletrodomésticos, veículos),
com preponderância absoluta dos artigos de vestuário.
Diferente
dos últimos anos, em que bens de consumo duráveis – em especial os
eletrodomésticos – apareciam com destaque dentre os produtos mais
procurados, neste ano, os cinco produtos mais procurados são do grupo de
bens semiduráveis, fato que também colabora para a redução do valor
faturado com a data comemorativa.
Comportamento do consumidor
Segundo
os entrevistados pela pesquisa, o pagamento à vista será a forma de
aquisição mais ultilizada neste ano, 77,2% dos consumidores pagarão à
vista, enquanto 31% ultilizará o cartão de crédito. Em relação ao local
de compra, destacam-se os supermercados e hipermercados (43,6% das
respostas), os shopping centers (27,0%) e as lojas de rua (25,3%),
sugerindo movimento intenso em todo o comércio.
Apesar
de grande parte dos consumidores não declararem dia específico para as
compras (41,5%), a conveniência de funcionamento é fator essencial para o
atendimento do consumidor, já que 30,2% relataram ter no sábado como o
dia ideal para as compras.
Nayra
Girão, estudante de nutrição, afirma já ter realizado as compras de
natal, segundo ela, os gastos neste ano superaram os de 2015, o valor
médio de suas compras foi de R$ 500. A estudante disse ter utilizado o
cartão de crédito em suas compras e os itens adquiridos foram roupas e
calçados, que demonstram a tendência apontada pela pesquisa. Quanto ao
local de compras, ela diz preferir ir aos shoppings centers. '' Nos
shoppings, há uma variedade maior de lojas e produtos, o centro da
cidade não me oferece muitas opções. Atualmente, fazer compras em um
shopping me parece mais seguro que ir ao centro da cidade'', concluiu.
Redação O POVO Online
RODRIGO APARECIDO
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