Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mt 18,12-14


2a Semana do Advento

Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.


Resultado de imagem para imagens Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou


Comentário

Na página da liturgia de hoje nota-se um contraste numérico evidente: 99 a 1. O amor de Deus, como todo amor autêntico, não é quantitativo. Doa-se totalmente e apaixonadamente a uma simples pessoa que se encontra em dificuldades e com o risco de se arruinar, mas não se esgota, antes, conserva intacta a capacidade de amar as outras 99 que estão tranquilas e quietas. A parcialidade aparente que Jesus revela nos confrontos com os miseráveis, com os pecadores, com "pequeninos” não fere a imparcialidade do seu amor universal, exatamente porque amar não significa calcular, medir, distribuir quantidades materiais, mas quer dizer efundir uma realidade que é de per si infinita e que não conhece reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário