Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Damasco ou Abricó

Frutas de A a Z - Damasco
Frutas de A a Z – Damasco
Nome científico: Prunus armeniaca L.
O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta. O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de mousses, cremes e geleias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlotes.
Rica fonte betacaroteno, ferro e potássio; Rico em fibras;
Apresenta salicilato natural, podendo provocar reações alérgicas nas pessoas suscetíveis a aspirina; Tem baixo valor calórico quando frescos, em sua forma seca seu valor calórico aumenta. Uma porção de 113g da fruta fresca contem 50 calorias enquanto que, quando seca a mesma porção contem 260 calorias;
Os damascos são tratados com dióxido de enxofre antes de serem secos, para preservação da cor e certos nutrientes. Esse tratamento pode desencadear uma reação alérgica ou um ataque de asma em pessoas suscetíveis.
O damasco (Armeniaca vulgaris) contém apenas uma pequena quantidade de proteínas que não chegam a 0, 8 %, 0,1 % de gorduras e 10 – 12 % de hidratos de carbono.
É um alimento energético de pouco valor. No estado seco, uma vez que o elevado conteúdo de água dos frutos frescos baixou de 86 para 23 por cento, o seu valor energético fica consideravelmente aumentado, acontecendo o mesmo com as proteínas que sobem cinco por cento do peso, as gorduras sobem para 0,4% e os hidratos de carbono para 67 %.
Tabela Nutricional do Damasco fresco
Quantidade                                 100 gramas
Calorias                                              57Kcal
Proteína                                             0,8g
Carboidratos                                     13,8g
Lipídios                                              0,6g
Cálcio                                                 30mg
Fibras                                                  1,1g
Fósforo                                              32mg
Vitamina A                                         230mg
Vitamina C                                         3,33mg

Feijoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário