Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de julho de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mt 12,46-50


16ª Semana do Tempo Comum

Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. Disse-lhe alguém: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”. Jesus respondeu-lhe: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.



Comentário


A reação de Jesus diante dos seus familiares é áspera: "Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?”. À ligação física do sangue ele opõe o vínculo espiritual do discípulo. A frase final é a representação da verdadeira pertença a Cristo: "Aquele que faz a vontade do meu Pai celeste, esse é para mim irmão, irmã e mãe”. Exatamente por isto também Maria deve percorrer o caminho duro da fé no seu Filho, a partir do evento surpreendente do templo de Jerusalém com Jesus aos doze anos (Lucas 2,41-52) até a tragédia do Gólgota. Lá em cima, a perda do Filho não cancela, mas renova a sua maternidade em uma nova dimensão exatamente porque Maria fez a vontade do Pai celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário