Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SAÚDE DA MULHER

Mamografia: dicas para sentir menos dor na mamografia


É quase um consenso, a mamografia dói, é o que quase todas as mulheres dizem, mas há várias dicas para sentir menos dor na mamografia. Mas sabia que há mulheres que não sentem dor na mamografia. Eu posso falar isso com extrema convicção, já que "eu não sinto dor na mamografia".

Isso foi absoluta verdade até a última vez em que fiz o exame de mamografia. Senti muita dor, muita mesmo. Fiquei 2 dias com muita dor. Quase não conseguia mexer os braços e fiquei à base de analgésicos e deitada. Um horror. Mas isso NÃO é motivo para você se assustar e correr ainda mais do exame.
E como o que senti foi completamente contraditório ao que sempre dizia a todos "Não sinto dor na mamografia", resolvi que era a hora de escrever um post sobre o assunto, para ajudar a várias mulheres que têm medo de sentir dores na mamografia. Como farmacêutica-bioquímica, elaborei algumas dicas para sentir menos dor na mamografia ou não sentir nenhuma dor.



Criei a listinha abaixo ao ficar pensando muito e muito sobre o porquê de eu ter sentido tanta dor, já que nunca havia doído e falo isso porque faço mamografia anualmente por causa de vários casos de câncer de mama em minha família. Vamos às dicas?

 Dicas para sentir menos dor na mamografia ou NÃO sentir dor na mamografia





Não faça o exame durante o período menstrual: que engloba a TPM (cerca de 7 dias antes da menstruação), durante o sangramento e até 5 dias após a menstruação. Algumas mulheres também ficam com as mamas sensíveis durante a ovulação.
  1. Apalpe as mamas no dia anterior e também no dia em que a mamografia estiver marcada. Se sentir dor, ligue para o laboratório para desmarcar a mamografia [não deixe de ligar, já que outra mulher poderá realizar o exame em seu lugar].
  2. Tome bastante água no dia anterior à mamografia e consuma menos sal e alimentos com sódio. Tudo isso porque a água retida no organismo poderá as mamas mais sensíveis à dor.
  3. Beba chá diurético (apenas 1 xícara) e coma alimentos diuréticos no dia anterior ao exame e até 4 horas antes da realização da mamografia. Pepino, salsão (aipo) e agrião são alguns exemplos de alimentos diuréticos.
  4. Se tiver cistos ou calcificação nas mamas, avise a pessoa que for realizar seu exame, pode ser que ela aperte menos e/ou posicione melhor as suas mamas no aparelho de mamografia.
  5. Faça mamografia digital. Os aparelhos com a tecnologia para fazer a mamografia digital comprimem menos as mamas, o que causará naturalmente, menos dor, incômodo e desconforto nos seios.
  6. Durante 1 mês antes de fazer a mamografia procure consumir alimentos com ácidos graxos "gordura" do bem, como o ácido linoleico e o gamalinoleico. Eles estão presentes em alimentos como castanha do pará, salmão, sardinha, e azeite extra virgem. Eles ajudarão a reduzir o efeito dos hormônios dos seios.
  7. Tome um analgésico ou anti-inflamatório 2 horas antes de fazer o exame. Mas atenção: use SOMENTE o analgésico ou anti-inflamatório que você toma ou já tomou.
  8. Faça massagens suaves (com ajuda de um creme) para ajudar a desinchar e eliminar o excesso de líquido que puder estar acumulado nas células do tecido dos seios.
  9. Se for possível, coloque gelo ou algo gelado no seio, por alguns minutinhos antes de fazer o exame. E se após o exame ainda ficar um pouco dolorido, pode colocar mais um pouco de gelo.

 Espero que estas dicas de como evitar a dor na mamografia (ou amenizar a dor) ajudem a todas as mulheres que sentem dor na mamografia, mas que são corajosas o suficiente (e amam viver suficientemente) para não fugir da mamografia... Que anda salvando MUITAS VIDAS, e pode salvar a sua também.
Fonte: Renata Fraia - farmacêutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário