Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2016

GIRO POLITICO

Denúncia aponta ação de Lula para

Ex-presidente Lula e Delcídio viram réus por tentar obstruir Lava Jato

A Justiça Federal de Brasília aceitou agora há pouco denúncia e transformou em réuso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e outros cinco por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. Eles são acusados de tentar comprar por R$ 250 mil o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, em seu acordo de delação premiada.

A decisão, do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, também inclui o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai. Eles são acusados de embaraço à investigação de organização criminosa, exploração indevida de prestígio e patrocínio infiel - quando o advogado não defende interesses do cliente.
A acusação contra Lula foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A ação, no entanto, foi enviada à Justiça Federal de Brasília depois que Delcídio foi cassado no Senado e perdeu o foro privilegiado.
Por conta da mudança de instância do caso na Justiça, o Ministério Público Federal (MPF-CE) teve de reafirmar a acusação. Em relatório, o procurador da República Ivan Cláudio Marx fez acréscimos à peça inicial, ampliando a descrição dos supostos crimes cometidos.
Aceitada a denúncia, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ainda deve definir quem será o juiz responsável pelo caso. A mudança ocorre a pedido da defesa, que pediu redistribuição do processo por conta do envolvimento de Ricrdo Leite com casos envolvendo lavagem de dinheiro, como os citados na Operação Zelotes.
Outro lado
Em depoimento na Lava Jato, Lula negou qualquer conversa com Delcídio no sentido de obstruir a delação de Cerveró. Outros acusados também têm negado as acusações.
mais informações em instantes
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário