Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2016

LUTO NA TV

Guilherme Karam morre aos 58 anos; relembre trabalhos do ator na TV Globo

 
O ator Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao R7 por familiares do ator, que sofria com a síndrome degenerativa de Machado-Joseph.
Mãe e dois irmãos do artista também morreram por conta da doença, que começou a se manifestar em Karan no início dos anos 2000.
Machado Joseph apresenta um quadro progressivo de incoordenação e não tem cura. Debilitado e ainda jovem, o ator preferiu não receber visitas e foi cuidado pelo pai, almirante e Ministro da Marinha durante a Ditadura Militar.
O artista tinha 58 anos e estava internado há dois no Hospital Naval Marcílio Dias, na zona norte do Rio de Janeiro.

Carioca, nascido em 8 de outubro de 1957, Karan se destacou por fazer parte do grupo ousado e pioneiro do TV Pirata, que inovou na forma de fazer humor na televisão. Um de seus personagens mais marcantes era o machão Zeca Bordoada, que detestava frescuras. Trabalhou com artistas como Ney Latorraca, Diogo Vilela, Cristina Pereira e Luiz Fernando Guimarães.
 Guilherme Karan fez Partido Alto em 1984 (Foto: TV Globo/Divulgação)
Publicidade
Fechar anúncio
Sua primeira novela foi Partido Alto e fez parte do elenco de grandes folhetins como Dona BeijaMeu Bem Meu Mal,Explode CoraçãoPecado Capital e O Clone. Sua última novela foi América, exibida em 2005.
Também fez sua história no cinema. Seu primeiro trabalho na telona foi em 1982, em Luz del Fuego, que tinha Lucélia Santos no papel que dava nome ao longa. As novas gerações conhecem o artista por sua participação no filme infantil Super Xuxa Contra o Baixo Astral, em que interpretava o vilão da trama.

Há dez anos, a doença, herdada também por outros três irmãos de Karan, tirou o ator de cena.
Sob os cuidados do pai, o almirante da Marinha Alfredo Karan, Guilherme Karan preferiu o isolamento. A doença avançou bastante nos últimos anos, impossibilitando o ator de falar, andar e comer sozinho.

Em entrevista ao R7 em junho do ano passado, o pai de Guilherme Karan falou sobre o drama do filho.

— O caso é muito triste. Guilherme está com uma doença que só progride e, até o momento, não tem cura. Ele não fala, não anda e perdeu a capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos. Ele correria risco de engasgar e morrer. A doença já matou dois filhos meus. Guilherme e a irmã estão sofrendo. Minha filha está na casa dela. Ela não precisou ficar internada. Está com toda a assistência possível. Apesar da doença, ela é uma moça que vive sorrindo, mesmo numa cadeira de rodas. Ela está menos mal que o Guilherme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário