Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2016

EVANGELHO DOA DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 12,13-21



18º Domingo do Tempo Comum

Disse-lhe então alguém do meio do povo: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.” Jesus respondeu-lhe: "Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?” E disse então ao povo: "Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”. E propôs-lhe esta parábola: "Havia um homem rico cujos campos produziam muito. E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita. Disse então ele: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”.
Lectio Divina



Leitura: "Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas” (v.15).

Meditação: O homem desta parábola não estava errado em construir novos celeiros. Seu erro foi entesourar bens só para si e não, para Deus. Não é pecado ser rico, o erro é não partilhar com os pobres. Para isto, é necessário valorizar as pessoas ao nosso redor, procurando sua felicidade para que sejamos felizes também.

Oração: Meu Deus, dai-me um coração de pobre, a fim de que não me prenda aos bens materiais, mas, se os tiver, que eu saiba dividi-los com quem não os tem.

Ação: Pensarei sempre nos outros, não querendo tudo egoisticamente só para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário