Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Resultado de imagem para imagem homem com a mão seca
Evangelho (Mc 3,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Quem são esses que nada disseram? São os fariseus que ficaram observando se Jesus curaria, se Ele cuidaria daquele homem de mão seca, em dia de sábado. Eles não estavam preocupados com o homem, eles estavam preocupados com o sábado. Este é o problema de muitos de nós, é o problema da nossa fé, da nossa vivência religiosa: nos preocupamos muito mais com os preceitos, com os templos, e não nos preocupamos com o que é mais importante – a pessoa.
Os preceitos, os tempos, os lugares; ficarão, passarão. Serão um dia destruídos, mas, esse “templo” que somos nós é pertença de Deus.
Em primeiro lugar e acima de qualquer coisa, Jesus veio para cuidar das pessoas . Que respeito e consideração temos que ter com o ser humano?Não é fecharmos as portas das igrejas, para não acolher aos pobres, doentes, mendigos, pessoas de rua. São essas pessoas que precisam ser acolhidas, amadas, cuidadas! Como se o templo fosse mais importante do que a pessoa, como se as nossas orações, as nossas práticas fossem mais importantes do que o cuidado, a caridade ou assim por diante. Não precisamos relativizar nada, mas não podemos ignorar o essencial. O essencial é cuidar daquele que precisa ser cuidado.
Esses homens religiosos observavam; aquele homem tinha a mão seca, e uma pessoa naquela situação ficava de lado, não tinha espaço. A primeira coisa que Jesus disse foi: “Levanta-te e vem para o meio. Vem para o centro, porque no coração de Deus você ocupa o lugar principal”. É assim que temos que dizer para os nossos doentes, para os nossos pobres e pecadores.
Ninguém pode ficar afastado. Muitos pensam: “Na igreja, no templo, não tem lugar para esses”. Se não tem, a graça sai do templo para ir ao encontro daquela pessoa, porque, para Deus a pessoa é mais importante do que o sábado, do que o templo ou algum preceito religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário