Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CURIOSIDADE

ESTE LUGAR NA CHINA ESTÁ FAZENDO O MAIOR SUCESSO POR CAUSA DA SUA COR

corpo da matéria
Para quem vive longe do litoral, não há nada mais revigorante do que, em pleno verão, se banhar em um mar de águas cristalinas e fincar o guarda-sol na macia areia branca de uma praia. Esse tipo de paraíso que estamos acostumados a desfrutar aqui no Brasil em nada lembra a Praia Vermelha, um dos cartões-postais de Panjin, no nordeste da China.
Mesmo sem faixa de areia, ondas que se quebram na beira-mar e veranistas desfilando na orla em seus trajes de banho, o local — que fica próximo ao Mar Amarelo — é palco de um fenômeno que acontece apenas no outono. É nessa época do ano que ervas daninhas, chamadas de sueda, que crescem em solos com grande quantidade de sal, adquirem tonalidade avermelhada e fazem a paisagem parecer um interminável tapete escarlate. Nos meses mais quentes, elas têm a cor verde e não atraem a mesma multidão de curiosos.
Com o objetivo de proteger esse frágil ecossistema dos impactos ambientais do vertiginoso processo de urbanização chinês, a maior parte da área é mantida inacessível ao grande público. Porém, apesar dos esforços dos conservacionistas, nos últimos anos, vêm surgindo inúmeros empreendimentos do ramo de hotelaria no entorno da reserva natural, interessados em aproveitar o potencial turístico da Praia Vermelha.
Se, por um lado, o ecoturismo coloca em risco espécimes que só existem por ali, por outro, tem se tornado uma das principais fontes de renda dessa cidade costeira. Antes remota e distante, agora ela conta, inclusive, com uma linha ferroviária vinda da capital do país, Pequim, situada a mais de 600 quilômetros de distância e cuja viagem dura cerca de 3 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário