Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Mangostão

Frutas de A a Z - Mangostão
Frutas de A a Z – Mangostão
Nome científico: Garcinia mangostana L.
Nome da fruta: Mangostão
Família botânica: Clusiaceae (Guttiferae)
Origem: Ásia
Característica da planta: Árvore geralmente com até 10 metros
O mangostanzeiro é uma árvore de oito a dez metros de altura, de formato piramidal, de copa cónica. De grande longevidade tem enorme produtividade podendo dar entre 1300 e 1500 frutos por safra.
O mangostanzeiro é cultivado em áreas onde o clima é quente e úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Folhas grandes, simples, de coloração verde-escuro e brilhante.
Flores grandes de cor vermelha escura.
Frutos esféricos de 4 a 9 cm de diâmetro e 3,6 a 6,5 cm de altura, de coloração vermelha a castanha escura. Polpa mole, suculenta, de sabor delicado e muito característico que envolve as sementes oleaginosas. A parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnosos brancos translúcidos e com sabor bastante delicado.
Considerada a melhor fruta dos trópicos (a “rainha das frutas tropicais”), o mangostão combina belas cores com um cativante e delicioso sabor. Sua polpa branca e translúcida, dividida em segmentos, encerra pouca ou nenhuma semente, convertendo-se em néctar na boca de quem a consome. O mangostanzeiro é uma árvore média, dificilmente atingindo 10 m de altura, de copa triangular e densa.
Usos: Absolutamente delicioso ao natural, como fruta de mesa, também pode ser preparado na forma de compotas e sucos. A árvore é muito ornamental, e adorna com louvor qualquer pomar ou jardim.
Cultivo: Tradicionalmente cultivado em regiões tropicais (no Brasil existem plantios comerciais nos Estados do Pará, Bahia e Espírito Santo), pode ser adaptado a climas subtropicais, como atestam pomares em São Paulo e até na Flórida (EUA). Na fase juvenil, deve ser protegido do sol intenso, porém quando adulto aprecia bastante luminosidade. É preciso fornecer-lhe irrigação abundante mas em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.
O mangostanzeiro começa a florir em outubro e novembro e a safra ocorre entre fevereiro e março estendendo se até abril. O mangostão é rico em proteína, carboidratos, ácido, fibras, cálcio, ferro, fósforo, Vitamina A, B2, B5 e C
Tabela Nutricional do MangostãoQuantidade            100 gramas
Calorias                      60Kcal
Carboidratos              15g
Proteínas                    0,55g
Lipídeos                      0,3g
Sódio                          0g
Fibras                         5g

Nenhum comentário:

Postar um comentário