Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

GIRO INTERNACIONAL

Entenda como se formam as ondas gigantes em Portugal

Ondas de até 35 metros de altura atingiram a Praia do Norte, na Vila de Nazaré, em Portugal, na última quinta-feira, 18. A onda gigante foi surfada pelo português Hugo Vau, que pode ter quebrado o recorde mundial com a conquista. As ondas, conhecidas como “Big Mama”, ficam no Canhão de Nazaré. O ambiente é um vale marinho profundo que se estende, em forma de V, em uma extensão de 200 km. Ele segue na direção este oeste, no prolongamento do Promontório da Nazaré, e ainda atinge uma profundidade máxima superior a 5 mil metros, na zona mais afastada da costa. Próximo dela, tem profundidade mínima de 50 metros.
A principal razão para essas ondas formadas poderem atingir 30 a 40 metros de crista tem a ver com o fato de que o Canhão funcione como uma rampa de lançamento que sobe na direção da costa, em forma de funil, projetando as águas em movimento para cima. Isso faz com que elas superem cristas mais elevadas do que o normal. Elas precisam ser reunidas em condições meteorológicas e de mar particulares, como a direção do vento, das correntes e agitações marítimas, as quais ocorrem nos períodos de outono e inverno, entre novembro e janeiro.
Desde 2009 o Instituto Hidrográfico tem instalado naquela área um sistema de monitoramento em tempo real (Monican) que integra boias capazes de transmitir todas as horas os dados de ondas, vento e correntes. Essas boias alertam sobre o pulso das ondas extremas ao largo da costa da Nazaré, tendo revelado períodos em que a ondulação ao largo atingiu alturas máximas de 21-22 metros. Certamente que estas ondas, ao chegar à área da praia Norte, terão sofrido uma amplificação considerável. 
Esporte
A onda gigante voltou a ser discutida quando foi surfada pelo surfista português. Hugo procurou o fenômeno após o aviso de condições meteorológicas extremas que proporcionaram ventos fortes e ondas gigantes. Como ele, diversos outros surfistas foram a Nazaré para participar do que já estava prevista ser uma das melhores sessões de surf da temporada na Vila. O surfista Garret McNamara publicou no Facebook um vídeo da onda que Hugo Vau surfou. A publicação já tem quase 300 mil visualizações.
Fonte: O Povo
GABRIEL AMORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário