Meditando o Evangelho de hoje
Evangelho de hoje: Mc 12,13-17
Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor
Comentário
No Evangelho de hoje, Jesus é colocado à prova por dois grupos distintos, de um lado os fariseus, representando os fanáticos religiosos, do outro, colaboracionistas do império, os herodianos, o que eles querem é saber se Jesus se contradiz em suas palavras, perguntam-lhe se os impostos devem ser pagos a César. Jesus, sem delongas, com uma moeda na mão, resolve a questão: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Seguir a Cristo não implica infringir os deveres civis, mas exercê-lo em busca de uma justiça social, para o bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário