Um lote de 96 novos ônibus com ar-condicionado foi entregue pela Prefeitura de Fortaleza na manhã desta terça-feira (31). Agora, a Capital conta com 345 veículos com o aparelho, que representam 17% da frota de 2.027 ônibus. A previsão é que 400 deles estejam circulando com refrigeração até o fim do ano.
Hoje, também começa a funcionar o programa de implantação de internet wi-fi em 23 ônibus de duas linhas: a 026 – Antônio Bezerra/Messejana e a 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana. O projeto, chamado de Wi-For, fornece conexãogratuita para os usuários do transporte público coletivo. Até o fim de agosto, 150 ônibus de 15 linhas estarão operando com o serviço.
Para utilizar a internet, o usuário precisa cadastrar-se no sistema ao acessá-lo pela primeira vez. A velocidade de acesso foi medida a partir de testes realizados há dois meses e pode variar dependendo do local por onde o veículo esteja trafegando. O acesso será bloqueado para páginas com conteúdo impróprio.
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Fortaleza, que se estendem por 13,4 km - e quando pronto ligará a Parangaba ao Mucuripe - estão com 60% de conclusão. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, após terem parado por um ano. Com o reinício, o percurso foi dividido em três áreas. Ontem, o governador Camilo Santana visitou a obra e informou que o trecho II, localizado entre a Av. Borges de Melo e a Parangaba será entregue em setembro, quando terá início a operação assistida. Porém, 40% dos processos de desapropriação ainda serão iniciados. Isto, segundo Camilo, poderá afetar este prazo.
Durante a visita realizada no canteiro de obra da Estação do Papicu, localizada nas proximidades do terminal situado no mesmo bairro, Camilo defendeu que a intervenção do VLT "é uma prioridade da atual gestão". O gestor acrescentou que o Governo tem feito um esforço para "mesmo com recursos próprios concluir a intervenção e realizar as desapropriações".
Conforme informado na ocasião pelo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), André Facó, ao todo aproximadamente 3.000 famílias serão afetadas de alguma forma pelas obras do novo modal. Porém, até este mês somente cerca 1.800 famílias "já passaram por algum processo de remanejamento, seja parcial ou integral". Outras 1.200, o equivalente a 40% do total, sequer entraram em negociação.
Conflito
O titular da Pasta e o governador voltaram a reiterar, durante a vistoria, que as desapropriações têm impactado o ritmo da obra e que o cronograma, que estima a finalização dos trabalhos até dezembro de 2017, pode ser comprometido devido à esta dificuldade. "É uma obra que temos que negociar com cada família. Temos um problema entre o Papicu e Mucuripe e outro perto da Avenida Borges de Melo, onde famílias tinham invadido, mas nesse trecho já conseguimos negociar. Em todo o processo há uma negociação permanente", ressaltou Camilo.
O titular da Seinfra informou que os "conflitos" concentram-se, sobretudo, em duas grandes áreas específicas, incluídas no trecho III - que vai do Iate (no Mucuripe) até a Av. Borges de Melo. Segundo André, na comunidade do Lagamar, no bairro São João do Tauape, cerca de 600 famílias que serão afetadas ainda irão começar o processo de desapropriação. A outra área de conflito, que vai da Av. Santos Dumont à Estação Iate, segundo ele, abriga cerca de 550 famílias a serem desapropriadas.
Durante a visita, Camilo reforçou também que a intenção é inaugurar parte do equipamento - trecho II - em setembro e garantir o funcionamento do VLT como um todo até o fim de 2017. Mas, reiterou que esses prazos podem ser alterados. "Não gosto de estabelecer um cronograma porque é uma obra que não depende só da engenharia ou da construção, depende de toda essa negociação com muitas famílias ao longo de todo trecho", ponderou.
Prazos
Já o titular da Seinfra, André Facó, acrescentou que foi fixado um prazo - primeiro semestre de 2017- para a conclusão destas 1.200 desapropriações. Ele reforçou também que assim como a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o VLT, que cortará 22 bairros da Capital, funcionará, inicialmente, em operação assistida e, posteriormente, passará a operar de modo comercial.
O trabalhos desenvolvidos na remodelação do ramal ferroviário, utilizado para transporte de carga, hoje, tem ritmo e características distintas em cada um dos três trechos. Nos 13,4km de extensão, as intervenções distinguem-se indo desde a limpeza de terreno para instalação de canteiros de obras até acabamentos em estações já estruturadas.
As obras do VLT começaram em abril de 2012 com previsão de término para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, as intervenções tiveram atrasos e foram paralisadas de junho de 2014 a junho de 2015. Segundo o Estado, devido ao descumprimento dos termos do contrato, a gestão teve que romper com o consórcio anterior e abrir um novo processo licitatório em abril do ano passado. O custo total dos três trechos, divulgados, atualmente, pelo Governo do Estado do Ceará, é de R$ 151,2 milhões. Estes recursos são oriundos do orçamento estadual e do Governo Federal.
Crianças sírias apedrejam até a morte casal acusado de adultério
Em fevereiro, o Estado Islâmico apedrejou duas mulheres acusadas de adultério, numa praça da mesma cidade
Crianças sírias, incentivadas por combatentes do grupo extremista Estado Islâmico mataram nesta terça-feira, 31, a pedradas um homem e uma mulher acusados de cometer adultério, na província de Deir Al Zur (Nordeste), informou a organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
As vítimas foram apedrejadas na Praça Al Yaradeq, na cidade de Deir Al Zue, capital da província com o mesmo nome.
A maioria das crianças presentes no local atendeu a um apelo do Estado Islâmico para juntar pedras e atingir o casal, de acordo com a ONG.
Em fevereiro, o Estado Islâmico apedrejou duas mulheres acusadas de adultério, numa praça da mesma cidade.
A cidade está dividida em áreas dominadas pelo Estado Islâmico e pelas forças do regime sírio.
Nas regiões que controlam, os extremistas aplicam uma visão radical da lei islâmica (sharia) e impõem castigos severos - decapitação, apedrejamento ou crucificação - a quem não respeita as normas.
Na Síria, 4.225 pessoas foram executados pela organização desde que ela declarou o seu califado em junho de 2014.
Nome da fruta: Amêndoa Nome científico: Prunus amygdalus Batsch Família: Rosaceae Categoria: Oleaginosa
A amêndoa amarga contém ácido cianídrico (que lhe dá sabor amargo), uma substância que pode provocar intoxicações. O fruto de forma alongada, casca dura, cor bege e polpa amarelada. A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada. Destaque Nutricional: rica em gorduras e vitaminas do complexo B, além de alguns minerais como fósforo, cálcio e ferro. É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
9ª Semana do Tempo Comum - Visitação de N. Senhora a Isabel (F.)
Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria [...] E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva”.
Comentário
As duas mães, Isabel e Maria, encontram-se e cada uma delas entoa um cântico. Isabel pronuncia uma bênção para a Mãe de Cristo. Ela desemboca em uma bem-aventurança, que exalta Maria como a "crente” por excelência, modelo de fé na palavra de Deus. A Mãe de Jesus entoa, ao invés, o Magnificat, que ressoa ainda hoje na liturgia. Ao "eu” de Maria que celebra a grandeza da sua missão materna, segue uma espécie de coro que em sete verbos ("explicou, dispersou, derrubou, encheu, despediu, socorreu”) louva as escolhas divinas em favor dos "pobres do Senhor”.
A presença feminina nas Forças Armadas do Brasil cresce a cada ano. No Exército Brasileiro, tudo começou com a heroína Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher a incorporar e combater, no ano de 1823, durante a Guerra da Independência. Ela foi considerada a primeira mulher a se alistar em uma Unidade Militar.
Em 2016, pela primeira vez na história, até o dia 4 de julho, candidatas do sexo feminino podem se inscrever na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). São 40 vagas disponíveis para as mulheres, o que permite a inclusão delas na Linha do Ensino Militar Bélico.
Atualmente, as mulheres, no Exército, já alcançaram o oficialato superior, no posto de tenente-coronel. No entanto, a grande maioria continua ocupando, como praça, a graduação de sargento e, como oficial, os postos de tenente, capitão e major. São 8.377 militares do sexo feminino na instituição.
A participação da mulher no Serviço Ativo da Marinha (SAM) foi estabelecida por lei, em caráter pioneiro, a partir de 1980. Atualmente, segundo o site oficial, são 6.922 mulheres no quadro de funcionários da instituição. Em 2012, a médica Dalva Maria Carvalho Mendes se tornou a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial general das Forças Armadas e recebeu a platina de contra-almirante. Contra-almirante é a primeira patente entre oficiais generais.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, tem em seu efetivo um total de 47 oficiais-aviadoras e 13 cadetes-aviadoras em fase de formação. Elas estão distribuídas por todas as aviações da FAB: caça, transporte, reconhecimento, patrulha e helicópteros.
Do total de 69.914 militares da Força Aérea, 10.779 são mulheres. Elas ocupam postos de 3º sargento a coronel, e atuam em áreas como aviação, manutenção, controle de tráfego aéreo, meteorologia, intendência, informática, saúde, direito, engenharia, administração e psicologia, dentre outras.
O colorido junino tomou conta das ruas de Barbalha, no Cariri. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, começou neste fim de semana. No sábado, 28, houve solenidade pública para anunciar o reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O cortejo do Pau da Bandeira partiu ao meio-dia de ontem. Neste ano, a festa contou com o tronco de uma rama branca, de cerca de 2 toneladas e 25 metros. A segurança durante o percurso do pau da bandeira foi reforçada e houve cordão de isolamento. Ainda assim, durante as paradas, as pessoas puderam tocar no Pau da Bandeira conforme a tradição.
Mais de 200 carregadores foram comandados pelo capitão do pau, Rildo Teles. O percurso de cerca de 6 km terminou com o hasteamento do mastro em frente à matriz de Santo Antônio. Este ano, a decoração na cidade remete às imagens que estarão contado um pouco da história da festa. Uma homenagem à conquista do título de Patrimônio da Cultura Brasileira.
As festividades continuam todos os dias, até 13 de junho, com expectativa de que mais de 300 mil pessoas se reúnam em Barbalha. (colaborou Amaury Alencar)
Empresário morre em acidente de quadriciclo nas dunas da Taíba
REPRODUÇÃO FACEBOOK
Empresário organizava trilha off-road há cerca de 20 anos
Um homem morreu e um mulher ficou ferida em umacidente de quadriciclo, no último domingo, 29, nasdunas da Taíba, emSão Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros da área, o quadriciclo em que o casal estava teve um problema, e os dois caíram do veículo em uma área de difícil acesso. A mulher, que não teve o nome divulgado, conseguiu caminhar para pedir ajuda.
Os bombeiros foram acionados por volta das 18h30min, mas o resgate do corpo do empresário Arlen Assef demorou algumas horas por causa da necessidade de um veículo de tração.
A Perícia Forense foi acionada, e a mulher foi levada ao Instituto Doutor José Frota (IJF) com fraturas no braço e nas costelas. O laudo sobre as causas do acidente deve ficar pronto em até dez dias.
Afaste de si o veneno da lisonja. Não creia naqueles que o elogiam
sem motivo. Prefira ouvir uma crítica honesta, a
um galanteio vazio. A crítica aos nossos atos poderá
trazer-nos o alerta de que
necessitamos para corrigir-nos. O elogio fácil nos amolece e ilude. E nada existe de mais frágil que
uma criatura iludida a seu próprio
respeito.
"Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra. A seu tempo, enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reenviaram-no de mãos vazias. [...] Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o [...] Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança! Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará, pois, o senhor da vinha?”.
Nesta parábola, descreve-se todo o arco da história da salvação. A vinha serve para dar-nos uma imagem concreta de Israel; a infidelidade do povo, representado pelos vinhateiros, é condenada pelos profetas, que são encarnados pelos servos do patrão da vinha, o qual é o próprio Deus. No Filho que ele envia por último se intui a figura de Cristo morto e sepultado fora da área da vinha, isto é, de Jerusalém. Mas a história da salvação não se conclui aqui. Deve surgir também a nova era com um povo fiel que provém de todas as nações: são os novos vinhateiros que representam o Israel de Deus, a Igreja.
Cunhada de Ana Hickmann será transferida para hospital de São Paulo
Giovana Oliveira, cunhada e assessora de Ana Hickmann baleada em hotel de luxo em Belo Horizonte, será transferida para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi repassada pelo programa "Hoje em Dia", da TV Record, na manhã desta quarta-feira (25), e confirmada pela assessoria da apresentadora ao UOL. A transferência deve ocorrer por meio de helicóptero ainda hoje.
Giovana foi atingida por um tiro que acertou o abdome, perfurou o intestino grosso, delgado e uma artéria, disparado por Rodrigo Augusto de Pádua, 30, fã de Ana Hickmann que invadiu o quarto do hotel em que a apresentadora estava hospedada, no último sábado (21).
"A paciente Giovana Alves de Oliveira está lúcida, consciente e respira sem ajuda de aparelhos. Apresenta dados vitais estáveis. Recebe visita de familiares. Ainda permanece no CTI para tratamento, pois inspira cuidados e ainda sob riscos", disse o boletim médico, divulgado na segunda.
Ana Hickmann contou, em entrevista ao "Domingo Espetacular", da Record, detalhes dos minutos de terror que passou ao ser mantida refém por Rodrigo. "É difícil de acreditar que aquela imagem, aquela cena, aqueles tiros, aconteceram. Parece cena de filme de terror. Não vou esquecer dessas imagens nunca mais. A princípio, achei que fosse um roubo, um arrastão. Ele foi de uma frieza, de uma segurança, o tempo todo apontando a arma pra mim. Ele veio determinado a me matar. Olhava pra mim com um ódio. Ele deixou bem claro que, se eu não fosse dele, não seria de mais ninguém. Eu já passei por outras situações [de risco], mas foi a primeira vez que tive certeza que ia morrer", afirmou.
Rodrigo se hospedou no mesmo hotel em que Ana estava com Giovana e cunhado. Ele abordou Gustavo no corredor do hotel e o levou até o quarto. Em seguida, o fã fez a apresentadora, o cunhado e Giovana de reféns e obrigou os três a se sentarem de costas para ele. Bastante agitado, o atirador dizia palavras desconexas. "Não vou atirar em você agora, eu quero que vocês se sentem (...) Você é uma mentira, duvidou do amor que eu tinha por você", gritou ele para Ana Hickmann, em áudio gravado pelo cabeleireiro da apresentadora, que se escondeu atrás da porta, no corredor do hotel. "Eu não vou matar ninguém, eu sou ser humano, cretina. Eu tenho coração, eu te falei um milhão de vezes, não venha com palhaçada para mim, não", prosseguiu com os xingamentos seguidos de dois tiros, e um acertou Giovana.
Foi aí que Gustavo partiu para cima do criminoso. Segundo o boletim de ocorrência, "as vítimas saíram correndo do apartamento, e Gustavo entrou em luta corporal, conseguindo desarmar o agressor e efetuou dois tiros na nuca dela.
Rodrigo de Pádua foi enterrado na manhã de segunda-feira, em Juiz de Fora (MG), sua cidade natal. Ele vendeu alguns pertences nos últimos dias com o objetivo de conseguir de dinheiro para viajar para Belo Horizonte. "Eles mataram o meu irmão. Ele vivia dentro de casa, mas era uma pessoa muito boa", disse Helisson Augusto, irmão do atirador. "Nós descobrimos somente agora que ele era fã dela, há pouco tempo. Descobrimos pelo Instagram, pelas mensagens que estava mandando para ela", completou, em seguida. Rodrigo mantinha vários perfis nas redes sociais dedicados à apresentadora.
Para jornais britânicos, saída de Jucá abala governo TemerReuters
O jornal britânicoThe Guardianafirmou que a queda do ministro Romero Jucá e a revelação de uma "trama maquiavélica" para derrubar o governo Dilma Rousseff abalaram a credibilidade do governo de Michel Temer.
"A credibilidade do governo interino foi abalada na segunda-feira quando um ministro foi forçado a se afastar em meio a revelações sobre a trama maquiávelica para levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff".
O ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR),se afastouna segunda-feira após aFolha de S.Paulodivulgar áudiosem que ele diz que a mudança de governo poderia "estancar a sangria" da Lava Jato.
OGuardiandiz que "as motivações dúbias e natureza maquiavélica da trama para retirar Dilma Rousseff do poder ficam aparentes na transcrição da conversa".
Afirma ainda que este não deve ser o "último golpe" contra Michel Temer, já que seu gabinete inclui "sete ministros implicados na Lava Jato."
A publicação afirma ainda que o governo interino, até o momento, mostrou "poucos sinais de reduzir a tensão e restaurar a credibilidade" no país.
"Seu gabinete todo branco e todo masculino foi duramente criticado por não ser representativo do país, suas medidas de austeridade são impopulares e seu líder já voltou atrás da decisão de tirar da Cultura o status de ministério após protestos de artistas, músicos e cineastas."
Economia
OFinancial Times, principal jornal de economia e finanças da Grã-Bretanha, também disse que a saída de Jucá pode prejudicar o governo Temer, "bem quando ele está tentando lançar um plano econômico ambicioso que visa equilibrar as contas do Brasil e lançar as bases para uma recuperação econômica."
Segundo analistas ouvidos pelo jornal, porém, a decisão de Jucá de se afastar rapidamente pode "limitar os danos políticos" da crise.
Já o americanoThe New York Timesdisse que as "transcrições sugerem um plano por trás do esforço de afastar a presidente do Brasil".
"O presidente interino do Brasil, Michel Temer, sofreu um grande revés em sua campanha para 'conquistar' o país" com o surgimento de gravações que sugerem "que um de seus ministros tramou para parar a investigação na Petrobras ao buscar o impeachment de Dilma Rousseff."
O jornal diz que Temer substituiu todos os ministros para "ganhar a confiança dos brasileiros e dos investidores", mas que mesmo assim nomeou ministros já implicados nas investigações de corrupção.
Segundo a reportagem, as novas acusações devem "levantar mais questões sobre os motivos por trás do ímpeto de promover o impeachment de Dilma".
Também poderiam, segundo o jornal, aumentar o escrutínio sobre outros ministros que enfrentam problemas legais.
Brasil tem 1.434 casos de bebês com microcefalia e lesões
Do UOL, em São Paulo
Bruno Pedersoli/UOL
O Brasil teve 1.434 casos de bebês com microcefalia ou lesões no sistema nervoso confirmados entre outubro de 2015 e o dia 21 de maio, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (24). O Acre é o único Estado sem casos, até agora.
O surto de crianças nascidas com problemas neurológicos está associado à epidemia de zika, vírus transmitido pelo mosquitoAedes aegypti. De acordo com o boletim, 3.257 casos continuam em investigação.
Segundo a pasta, 208 casos tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus da zika. Contudo, o ministério considera que houve infecção por zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
Até o momento, ao menos 60 bebês morreram por microcefalia durante a gestação ou após o parto. Outras 187 mortes são investigadas para confirmar a razão.
Sudeste e Centro-Oeste podem ter surto em outubro
Depois do surto de crianças com microcefalia no Nordeste, especialistas indicam que pode haver umanova onda de bebês com malformações nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Segundo Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, em maio tivemos mais pessoas infectadas com zika nessas regiões, e os nascimentos devem acontecer em outubro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até o início de maio a região Sudeste tinha 46.318 casos de pessoas infectadas pelo vírus da zika, o maior número, seguido pela região Nordeste, com 43 mil. No Centro-Oeste são 20.101; no Norte, 8.545 e no Sul, 2.197.
Você jamais está abandonado!
Absolutamente!
O Pai não abandona ninguém. Ele veste de plumas multicoloridas
as pequeninas aves, enfeita de
beleza e perfume as flores
e não deixa morrer de fome nem os
insetos nem os pequeninos vermes. Esteja certo: não cai um fio de
cabelo de sua cabeça, sem que Ele
o permita. Confie no Pai!
Você jamais está abandonado!
Torcedores do Ferroviário realizaram protesto em frente à sede da Federação Cearense de Futebol
O desfecho da Série B do Campeonato Cearense, com a definição da última vaga de acesso à elite do futebol estadual, pode ser fora de campo. Após a Federação Cearense de Futebol (FCF) decretar vitória do Alto Santo por WO sobre o Nova Russas, em partida que deveria ter ocorrido no último domingo, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) anunciou ontem que instaurou inquérito para analisar todos os jogos em que foram decretados WO.
“Já foi instaurado inquérito desportivo para averiguar essa quantidade anômala de WO que tivemos na Série B. Existe a chance de todos serem remarcados. Assim como também não pode mudar nada. Vamos analisar”, garantiu o presidente do TJDF-CE, Jamilson Veras, que rechaçou a chance de paralisar o campeonato no momento. O inquérito foi aberto ontem e o prazo para conclusão é de 30 dias.
Ao todo, seis partidas não foram realizadas e culminaram em WO. Destas, o Alto Santo conquistou duas vitórias nas últimas rodadas, sobre Barbalha e Nova Russas. Com os seis pontos conquistados sem entrar em campo, o time do Baixo Jaguaribe chegou aos 41 pontos, ultrapassou o Ferroviário e assumiu a 2ª colocação. O Tubarão da Barra teria sido beneficiado por um WO, sobre o Nova Russas, mas a portaria que decretava o resultado foi suspensa e a partida, remarcada.
O Ferroviário entrou com pedido de impugnação para que o WO referente a Nova Russas x Alto Santo seja anulado. “É complicado a gente ver um time ganhar seis pontos sem entrar em campo. Uma partida que não se realizou porque o estádio estava fechado, sendo que já estava reservado pra outro jogo desde o dia 9 de maio. São situações que a gente não consegue compreender” , reclama o vice-presidente coral, Newton Filho.
Reposição hormonal: o estrogênio como medicamento faz mal mesmo?
Além de exercer a função reprodutiva - que todas nós mulheres modernas e bem informadas conhecemos -, o estrogênio está envolvido com aproteçãocerebral, cardiovascular e óssea, evita surgimento de nódulos tireoidianos e a perda do colágeno da pele e articulações, previne diabetes mellitus e mantém a produção de hormônios do bem estar, como dopamina e serotonina, ou seja, é quase impossível imaginar a vida sem esse hormônio.
Apesar da sua importância para a longevidade saudável, areposição do estrogênio, principal hormônio feminino, ainda enfrentaresistênciae temor junto a um grande contingente de mulheres.
Para falar sobre os motivos desses receios, e apresentar os novos procedimentos para o restabelecimento do equilíbrio biológico feminino através da modulação hormonal, a Dra. Mariana Halla, especialista em ginecologia endócrina e envelhecimento saudável, será uma das palestrantes do ICAD Brazil 2016 – Congresso Internacional de Dermatologia Estética e Envelhecimento Saudável, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016 no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo.
Medo da reposição hormonal
“Esse medo vem sendo alimentado por situações já superadas, sendo a principal delas a publicação, em 2002, do estudo WHI (Women's Health Initiative), mostrando aumento do risco de câncer de mama após cinco anos de reposição hormonal”, afirma a especialista.
Acetato de Medroxiprogesterona
“O que a maioria das pessoas não sabe é que naquela época foi usado o Acetato de Medroxiprogesterona junto com o Estrogênio Equino Conjugado (derivado da urina de éguas prenhas), duas substâncias sintéticas que não são reconhecidas pelo nosso corpo. Além do risco de câncer de mama, também foi registrado aumento do risco de trombose, e algumas mulheres tiveram piora de doenças preexistentes e ganho de peso.”
A Dra. Mariana ressalta que, em 2005, a pesquisadora francesa Agnes Fournier publicou um estudo com quase 100 mil mulheres com media de idade de 52 anos, mostrando que o uso de estrogênio pela via transdérmica (através da pele) com a progesterona natural não aumenta o risco de câncer de mama. “Assim, colocamos um ponto final na maior causa de medo entre as mulheres quando se fala de reposição hormonal. A diferença entre o hormônio usado anteriormente e o empregado no estudo é que este último mimetiza de forma perfeita a estrutura da molécula produzida pelo nosso corpo, por isso vem sendo chamado de bioidêntico”.
Embora controverso este nome apenas significa igualdade molecular e, segundo a Dra. Mariana, pode ser comprado já industrializado em farmácias de rede ou manipulado a pedido médico. As entidades internacionais de Ginecologia e Endocrinologia costumam priorizar os produtos prontos, industrializados, devido ao controle rigoroso da indústria farmacêutica internacional.
Os principais hormônios bioidênticos que costumam ser prescritos são Estrogênio, Progesterona, Testosterona e DHEA. A Testosterona ainda não existe industrializada no comércio mundial para mulheres, portanto deve ser manipulada. “A deficiência desta última está diretamente ligada ao cansaço, redução da força muscular e falta de libido. Sabemos que até 88% das mulheres apresentam algum distúrbio da sexualidade nesta fase, mas felizmente, após 2001, no Consenso de Princeton, uma conferência internacional de especialistas, ficou estabelecido que mulheres com esse diagnóstico se beneficiariam da reposição de testosterona” diz a Dra. Mariana..
Estavam a caminho de Jerusalém e Jesus ia adiante deles. Estavam perturbados e o seguiam com medo. E tomando novamente a si os Doze, começou a predizer-lhes as coisas que lhe ha viam de acontecer: "Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas; irão condená-lo à morte e será entregue aos gentios. Escarnecerão dele, cuspirão nele, irão açoitá-lo e hão de matá-lo; mas ao terceiro dia ele ressurgirá”. [...] "Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos”.
Comentário
Enquanto se aproxima de Jerusalém, Jesus descreve aos discípulos o destino que o aguarda na cidade santa. Por fim, resplandecerá a luz da ressurreição, mas o caminho para alcançá-la é tenebroso e sangrento. Em uma atmosfera tão tensa cria-se a desorientação e a discussão pelo poder que abala os Doze. Ainda mais desorientadores são os sonhos de glória de dois apóstolos, Tiago e João, que se veem já futuros ministros no Reino de Deus. A regra da verdadeira autoridade cristã deve continuamente ecoar nas igrejas e também na sociedade, e o modelo deve ser sempre Cristo, "vindo para servir e dar a sua vida”.
Presos atearam fogo em materiais na unidade prisional em Itaitinga no último sábado
A operação da Força Nacional de Segurança nos presídios do Ceará deve começar ainda nesta semana, de acordo com o Ministério da Justiça. O órgão informou que as tropas já foram deslocadas do Distrito Federal em direção à Fortaleza. O apoio foi solicitado pelo governador Camilo Santana (PT) no último domingo, 22, para auxiliar no controle dos detentos enquanto são realizados reparos na estrutura das unidades após rebeliões no fim de semana.
Os motins em unidades de Itaitinga e Caucaia (Grande Fortaleza) foram motivados pela suspensão das visitas em função da greve de agentes penitenciários.
Conforme a assessoria de comunicação do Governo do Estado, a tropa atuará no interior e entorno dos presídios. A operação deve seguir até que todas unidades sejam recuperadas. O número de militares deslocados para o Estado não foi informado pelo Ministério da Justiça.
Na manhã de ontem, o governador se reuniu com representantes do legislativo e do judiciário, no Palácio da Abolição, para discutir plano de estabilização do sistema penitenciário. Segundo o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, uma das ações será acelerar a análise dos pedidos de liberdade provisória e os processos de pessoas que ainda não estão com condenação definida.
Investigação
O Ministério Público Estadual (MPCE) iniciou investigação criminal ainda no sábado, 21, quando começaram as rebeliões. De acordo com Rios, que chefia o órgão, imagens de celular feitas durante os motins e postagens em redes sociais devem auxiliar a investigação. A análise do material deve ocorrer independentemente da apuração realizada pela Polícia Civil.
Rios informou que serão investigados tanto o que motivou as rebeliões quanto os assassinatos nas unidades. “Aquelas pessoas que tenham desbordado das suas funções públicas ou deixado de cumprir o que a lei determina devem ser responsabilizadas”. Conforme o procurador-geral, o bloqueio do acesso das visitas no fim de semana é uma das principais causas do motim, somada à “superlotação, à má-distribuição e à falta de controle das unidades”.
“As visitas são de extrema importância para os presos. Eles aguardam esse momento com ansiedade durante toda a semana. Criar obstáculos para a visita já seria, independente do motivo, uma preocupação para Estado”, disse.
Vítimas
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a morte de 14 detentos durante conflitos nas rebeliões. Desses, seis ainda não foram identificados. Muitos dos corpos estavam carbonizados. Até abril, a Sejus havia registrado 14 mortes em presídios. Com os conflitos deste fim de semana, número de mortes dobrou.
Uma operação identificou um túnel na unidade Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL 1), em Itaitinga, mas a secretaria não confirma fugas. Foram iniciados reparos em uma das unidades, diz a Sejus.
Conforme Plácido Rios, até o meio-dia de ontem, parte dos presídios ainda estava sob o comando dos detentos. A secretaria, no entanto, nega, dizendo que as equipes já estão no local desde domingo.
14
presos
foram mortos em conflitos durante as rebeliões
Vítimas
Luan Brito da Silva, 21, respondia por latrocínio;
Paulo César de Oliveira, 46, tráfico
Francisco Clenildo Felipe Costa,40, furto;
Daniel Henrique Maciel dos Santos,26, homicídio e roubo;
Diego Martins da Silva,31, roubo;
Roberto Bruno Agostinho da Silva,23, homicídio;
Rian Pereira Paz,33, tráfico de drogas;
Daniel de Sousa Oliveira, 22, homicídio e roubo
Outras seis vítimas não foram identificadas e aguardam exames da perícia