Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mc 9,30-37


7ª Semana do Tempo Comum

"O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; e ressuscitará três dias depois de sua morte”. [...] Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: "De que faláveis pelo caminho?”. Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: "Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos”. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: "Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou”.




Comentário

O contraste é forte e se desenvolve em dois níveis. O primeiro é na antítese radical entre Cristo – que olha sem hesitação para o seu futuro de sofrimento e morte como caminho para a vida plena – e os discípulos que elaboram manobras de carreira e posição. A segunda oposição é aquela que Jesus delineia com uma frase lapidar: na comunidade dos seus discípulos, o primeiro deve comportar-se como o último. Uma antítese que Cristo depois confirma com uma ação simbólica, apresentando e abraçando uma criança, que no antigo Oriente Próximo era um sujeito sem direitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário