Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Jo 17,1-11b.19


7ª Semana do Tempo Pascal

Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: "Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti; e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste. [...] Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade”.




Comentário


Abre-se diante de nós a oração que Jesus pronuncia como símbolo dos seus discursos no Cenáculo. O texto é denso e cada frase deveria ser meditada e aprofundada. Nós assinalamos três componentes. Antes de tudo, um tema da glorificação do Filho que é uma maneira para definir a ressurreição de Jesus além da morte. Salientaremos, além disso, a definição da "vida eterna” como "conhecer o único verdadeiro Deus” e o seu enviado Jesus Cristo: o "conhecer” bíblico é adesão profunda, é amor de comunhão. Finalmente, Jesus exalta a ligação que o une aos seus discípulos, aos quais reserva palavras intensas e a sua oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário