Perguntas mais frequentes relacionadas à ejaculação precoce.

Definição de ejaculação precoce?

Ocorre quando o homem chega ao pico da relação, podendo ser –antes, durante ou logo após a penetração– e sem ter desejado. Tal descontrole na maioria das vezes é persistente e causar sofrimento acentuado podendo determinar instabilidade emocional com a parceira(o). Existem dois tipos de ejaculação precoce: o primário, que apresenta a disfunção desde o início da vida sexual, e o secundário, aquele que adquiriu o problema depois de ter tido relações satisfatórias por alguns anos.

Existe um tempo mínimo para chegar ao orgasmo?

A sigla IELT (intravaginal ejaculation latency time) –ou- o tempo de permanência do pênis dentro na vagina, desde a penetração até a liberação do sêmen- é o que os estudos sobre este tema apresentam como dado objetivo. O valor de normalidade , segundo estes estudos científicos é um IELT médio de 5,4 minutos.
Por outro lado, o tempo que a mulher leva para atingir orgasmo é muito variável. Até por razões de repressão cultural, a resposta sexual feminina foi sempre mais demorada: por volta de 10 a 15 minutos, segundo inúmeras pesquisas.

A parceira participa do tratamento?

Uma parceira disposta a ajudar é fundamental no sucesso do tratamento. Se a intimidade for encarada mais como uma troca de afeto e menos como uma disputa pelo orgasmo, as chances de sucesso aumentam. Parceiras competitivas e dominadoras, tendem a piorar o sucesso do tratamento.

Existe cura definitiva para essa doença?

Atualmente, o problema é tratado com psicoterapia associado a farmacoterapia . Os resultados com a utilização da droga Dapoxetina associados com psicoterapia voltadas para a esfera sexual mostram-se cada dia mais efetivas.

É possível tratar a ejaculação precoce com antidepressivos?

Os antidepressivos utilizados em baixas doses são muito utilizados para tratar esse tipo de disfunção. Atualmente, são utilizados principalmente os antidepressivos do tipo ISRS (inibidores seletivos de recaptação de serotonina), que apresentam menos efeitos colaterais.

Qual a origem do problema?

As causas fisiológicas são extremamente raras e controversas, portanto os fatores emocionais e de condicionamento é que são realmente considerados pelos especialistas. Existem teorias ainda hipotéticas que apontam para um distúrbio no receptor 5-HTT que é responsável pela reabsorção da molécula de serotonina pelos neurônios. A origem do problema está também relacionada com a ansiedade que é retroalimentada pela ejaculação precoce.

Uma ducha fria antes funciona ou tomar um drinque para relaxar e qual o efeito de drogas como maconha ou cocaína?

Pode servir como forma de relaxamento, mas não tem efeito direto sobre o problema.Como o álcool é depressor do sistema nervoso central, é preciso mais estímulos para chegar ao orgasmo, mas uma dose a mais pode comprometer a ereção e arruinar a relação sexual. Já as drogas agem no sistema nervoso central, diminuindo a percepção erótica podendo retardar a ejaculação nas primeiras vezes, mas utilizada frequentemente e em excesso pode causar a perda da ereção.

Existe alguma técnica utilizada para melhorar o controle sobre a ejaculação?

A técnica mais utilizada é a chamada “start-stop” (começar-parar). O homem deve se masturbar e interromper os movimentos quando perceber que está prestes a ejacular. Deve ficar parado até que sensação da ejaculação desapareça e depois reiniciar os movimentos. Dessa forma, o homem passa a reconhecer os sinais que antecedem a ejaculação.Outra técnica consiste na contração e relaxamento dos esfíncteres. É preciso fazer uma pressão como se a pessoa precisasse muito ir ao banheiro para evacuar e urinar. Isso fortalece os músculos que fecham o ânus e a uretra, importantes no controle da ejaculação.

Alguma posição sexual favoreçe o controle da ejaculação?

Acredita-se que a posição “papai mamãe” (o homem sobre a mulher) é a pior por dois motivos: possibilita contato maior dos corpos e é a posição mais comum, a que o homem já está mais habituado. A mulher por cima, deixando os movimentos somente com o parceiro, é uma das primeiras indicadas nas terapias sexuais.

Cirurgia para diminuir a sensibilidade do pênis funciona?

Essa prática é totalmente condenada pela Sociedade Brasileira de Urologia. Não existe nenhuma comprovação científica dos resultados desse tipo de cirurgia. Chamada de neurotomia ou neurotripsia na qual consiste na secção e ou cauterização dos nervos penianos.

Injeções no pênis para melhorar a ereção são recomendadas?

Cuidado com algumas clínicas que divulgam na mídia e que oferecem injeções de substâncias como a protaglandina e papaverina, aplicadas diretamente no pênis ou através de sprays tópicos que podem resolver o problema da ejaculação precoce.

Camisinha ajuda ou atrapalha?

Para alguns ejaculadores precoces a camisinha diminui a sensibilidade e, dessa forma, dá mais chances de segurar a ejaculação

Se masturbar antes de sair com a garota resolve?

A sensação de diminuir os ânimos antes do encontro pode ter algum sucesso momentaneamente, mas pode levar para um agravamento do quadro. Deve ser encarada somente como paliativo.