Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Lc 1,39-56


9ª Semana do Tempo Comum - Visitação de N. Senhora a Isabel (F.)

Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria [...] E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva”.




Comentário


As duas mães, Isabel e Maria, encontram-se e cada uma delas entoa um cântico. Isabel pronuncia uma bênção para a Mãe de Cristo. Ela desemboca em uma bem-aventurança, que exalta Maria como a "crente” por excelência, modelo de fé na palavra de Deus. A Mãe de Jesus entoa, ao invés, o Magnificat, que ressoa ainda hoje na liturgia. Ao "eu” de Maria que celebra a grandeza da sua missão materna, segue uma espécie de coro que em sete verbos ("explicou, dispersou, derrubou, encheu, despediu, socorreu”) louva as escolhas divinas em favor dos "pobres do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário