Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2016

GIRO POR FORTALEZA

Com apoio de empresas e incompleta, Praça das Flores é reinaugurada

Fruto de parceria público-privada, a requalificação da praça foi entregue na manhã deste domingo, ainda incompleta. Os quiosques com galeria de artes, espaço de leitura e galeria de artes ainda serão finalizados
AddThis Sharing Buttons
Thaís Britocotidiano@opovo.com.br
FOTO CAMILA DE ALMEIDA
A venda de flores com 34 concessionários cadastrados pela Prefeitura é um dos atrativos da praça. Nos últimos anos, vendedores e moradores reclamavam de bancos destruídos e aparência de abandono.(0)

Solenidade de reinauguração, atividades de lazer e serviços gratuitos atraíram o fortalezense para conhecer a nova Praça das Flores, na manhã de ontem, no bairro Aldeota. Com reforma iniciada em dezembro, o espaço oferece aos frequentadores com academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra poliesportiva, banheiros públicos, quiosques, boxes padronizados para os floristas e nova pavimentação.

Além das mudanças no espaço físico, a praça tem também novo nome. Chama-se praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes depois da parceria público-privada entre Prefeitura e o grupo BSPAR Incorporações, que será responsável pela manutenção do espaço. O grupo pertence ao empresário Beto Studart, filho do novo homenageado.

O local é conhecido popularmente como Praça das Flores e tinha como nome oficial Bosque Eudoro Correia. Tem cerca de 22 mil m², próxima ao cruzamento das avenidas Desembargador Moreira e Padre Antônio Tomás.

Outro apoio da iniciativa privada é a academia ao ar livre, instalada pela Unimed Ceará. O grupo pretende incluir o total de 20 academias em espaços urbanos da Capital e do Interior. Atualmente, são cinco em funcionamento.

Dos 34 boxes para a venda de flores, dez foram entregues ontem. Os concessionários que já trabalhavam na praça serão contemplados com estruturas padronizadas. Agradecida pelo espaço já reformulado, a florista Socorro Siqueira, 49, espera que a nova praça atraia mais clientes. A reforma trouxe outra vantagem para Socorro. Ela sempre leva o filho Luan, 7, para a praça enquanto trabalha. “Agora tem parquinho, hoje ele já brincou e gostou muito”.

A área infantil com sete brinquedos e piso emborrachado agradou também a doméstica Sílvia Negrão, 36. Ela e a filha Larissa, 10, costumavam frequentar o espaço antes da reforma. Se antes o lazer se resumia a caminhar pela praça, agora elas comemoram ter mais opções e segurança. “Sábado à tarde viemos conhecer, a iluminação estava linda. Perdemos a hora, entramos pela noite aqui”, recorda.

Atividades
Com intenso movimento dos moradores, a praça também recebeu ciclistas do projeto Ciclofaixa de Lazer, da Prefeitura. Na edição de ontem, substituiu o Passeio Público como ponto de partida ou chegada. Serviços gratuitos foram disponibilizados à população na solenidade, como consultas, aferição de pressão e orientação com educadores físicos na academia ao ar livre. 

Na praça, três quiosques terão espaço para café, leitura e galeria de artes. O local destinado ao funcionamento de um café abrigava, ontem, brincadeiras e recreação para crianças. Conforme o grupo BSPAR, os últimos reparos no piso, na arborização e no mobiliário urbano também aguardam conclusão após a reinauguração.

Com grande área de sombra, o espaço é convidativo à prática de esportes, comenta o professor de matemática Paulo Sérgio Peixoto, 53. Ele mora próximo à praça e aproveitou a manhã para pedalar e conhecer o novo espaço. “Isso aqui parecia abandonado e agora precisa ter boa manutenção. Assim como a Cidade precisa de mais praças e mais cuidado com o meio ambiente”.

PRAÇA

Comércio e brincadeiras

1) Atividades de recreação para crianças foram ofertadas durante a manhã, na solenidade de reinauguração, no quiosque que vai abrigar um café na praça. 2) Ao lado da academia ao ar livre, a área infantil tem piso de borracha e parquinho com sete brinquedos para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário